Alunos do Projovem Campo promovem Feira Solidária

Alunos do Projovem Campo promovem Feira Solidária

Slogan da Feira | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

            A Agricultura Familiar tem sido ao longo dos tempos a subsistência da grande maioria dos brasileiros. No entanto, após a onda de pesquisas que levantam dados sobre todas as atividades, percebeu-se que ela é muito mais que uma cultura de subsistência, é responsável por uma economia genuinamente local, regional, capaz de tirar o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)..

            Alguns dados de dois anos atrás apontam que a Agricultura Familiar produz 70% dos alimentos consumidos por brasileiros, é responsável também por cerca de 77% dos empregos gerados no setor.

             Essa atividade tem sido incrementada através de programas de inclusão social como Bolsa Família, Pronatec Rural e agora (no caso de Redenção do Gurguéia) pelo Programa Projovem Campo.

            Estabelecida na Escola Rural Maria Luiza Borges da Comunidade Palestina e conveniada com a Unidade Escolar Marcos Parente, a turma do curso de Projovem Campo promoveu nesta sexta-feira dia 02 de junho a I Feira Solidária e Cultural de Redenção do Gurguéia.

            Formada principalmente por alunos da Zona Rural, a turma trouxe produtos da Agricultura Familiar como hortifrutigranjeiros, artesanatos, doces e animais.

            Com a demonstração do trabalho destes educandos, acredita-se que a Educação no Campo (Projovem) em Redenção está enaltecendo e projetando o homem do campo a uma exploração consciente para o bem do desenvolvimento da comunidade onde mora. Acredita-se também que esse estudo vai promover mudanças de mentalidades dessa sociedade rural para uma efetiva formação de cidadania.

            Embora haja no município a polêmica decisão do gestor em fechar três escolas rurais, temos no contra ponto o fortalecimento da Educação no Campo através do Programa, onde a Agricultura Familiar e a fixação do homem na sua comunidade remontando a perspectiva de uma nova preeminência social que encoraja e fortalece a vida no campo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES