Conheça o Projeto de irrigação de soja em Redenção do Gurguéia

Conheça o Projeto de irrigação de soja em Redenção do Gurguéia

Sistema de Irrigação | Gedilson Novais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta tarde de sábado (08/10), foi realizada uma excursão campal com os alunos das turmas de 1ª a 4ª etapas do EJA – Educação de Jovens e Adultos da Unidade Escolar Petrônio Portela na Fazenda Nossa Senhora de Fátima na localidade Estiva município de Redenção do Gurguéia, distante cerca de 15 Km da cidade.

 A excursão foi comandada pelo professor de História Walbert Pessoa e professores como Luzanira Fernandes, Heloísa Maia, Janete Rodrigues e professores convidados como Gedilson de Carvalho. Ao chegar na Fazenda Nossas Senhora de Fátima logo pode-se observar a grandiosidade do projeto irrigado no município de Redenção do Gurguéia.

Os alunos e professores foram recepcionados na Fazenda pelo Senhor José Francisco Lopez vulgo Zezinho, que é um dos administradores da fazenda. Logo no início Zezinho atendeu a curiosidade de todos respondendo e explicando melhor o funcionamento da grande produção  uma verdadeira aula campal onde os alunos e professores entenderam melhor o manejo da agricultura mecanizada na região e seu funcionamento.

O senhor Zezinho o administrador explicou todo o manejo na fazenda desde o desmatamento até o plantio e a colheita. Respondendo todas as perguntas de alunos e professores disse que as culturas em produção na fazenda segundo ele são soja, milho e arroz. A maior parte da produção destinada a sementes e distribuídas para o mercado interno e externo.

 Questionado sobre as áreas de reserva se atendem as Leis Ambientais disse que obrigatoriamente pelas Leis são destinados 30% de área para as APAs - Áreas de Preservação Ambiental. Zezinho explicou ainda que a produção na Fazenda toda de irrigação no sistema de pivô central onde cada pivô faz a irrigação correspondente a uma área de 105 hectares. Ao todo são seis pivôs onde juntos irrigam uma grande área de mais de 600 hectares.

 Perguntaram ao administrador qual o momento mais adequado para o funcionamento do sistema irrigado, Zezinho respondeu que o melhor momento durante o período da noite. A excursão foi percorrendo algumas áreas do projeto e de perto conheceram a casa de bombas o sistema para a captação de água dos poços tubulares com profundidade de 500 metros. Toda a água captada dos poços abastece três reservatórios tanques com capacidade de 140 milhões de litros d’ águas e cada poço tubular tem uma vazão de 500 mil litros por hora.

Zezinho mostrou também o funcionamento de alguns maquinários como a plantadeira e a colheitadeira, explicando o seu funcionamento. Disse que a agricultura mecanizada tem um alto custo, porque os equipamentos são muito caros, no entanto, com a ajuda e o financiamento dos bancos é possível tocar o negócio e aguardar o lucro.

Por último alunos e professores conheceram o sistema irrigado de pivô central, que tem a função de fazer a irrigação das plantações nos horários estipulados e adequados. Como havia chovido recentemente na fazenda, não haveria necessidade de ligar o sistema, no entanto, Zezinho ordenou ao funcionário responsável por essa função ligar o sistema apenas para mostrar a todos como o pivô faz o trabalho de irrigação.

Edição e Fotos:  Gedilson Novais de Carvalho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES