Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Em Redenção, caminhada e ato público celebra o dia do autismo

Em Redenção, caminhada e ato público celebra o dia do autismo
Caminhada pelas ruas da cidade | Ronaldo Figueiredo
Compartilhe
Google Whatsapp

            No dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do autismo. O Brasil já é destaque nesta mobilização e, Redenção do Gurguéia pela primeira vez realiza um ato público neste sentido.

            As mães de autistas: Enfermeira Gilda Nogueira e Sara Amorim delinearam este movimento, recebendo a adesão de vários profissionais da Educação, Saúde e Ação Social.

            A celebração começou no Programa de Rádio (jornal Informativo 88) onde este colunista recebeu as mães idealizadoras do projeto: tratando de temas como Leis, preocupação com a educação, sintomas, características etc. não só do autista, mas de outras síndromes e necessidades.

            O ato público contou com uma concentração na Rua Marechal Rondon em frente aos colégios Joanita Piauilino e Educandário da Criança, de onde partiu em caminhada pelas ruas do Ferreiro, Av. Álvaro Mendes, Rua São João até o Palco Municipal na Praça José Dário dos Santos.

            Ao longo da caminhada, foram realizadas pequenas paradas com declamações por alunos da Escola Técnica de Enfermagem Ana Nere.

            Já no Palco Municipal houve uma peça teatral encenada por alunos de Enfermagem e falas de autoridades, professores do AEE – Educação Especial, pai de autista, Prefeito Macaxeira (profissional de saúde) e Secretária de Educação Delaice Fernandes.

            As idealizadoras do evento dizem ser esta, uma pequena semente de muitas outras que serão semeadas no sentido de preparar, sensibilizar a sociedade e autoridades no tocante a inclusão, a socialização, olhando com igualdade os “diferentes”.

            Na Rádio, a mãe Sara Amorim disse da luta de ter que se deslocar mensamente para Bom Jesus para sessões de fonoaudiologia, enquanto a mãe Gilda Nogueira se queixa do sistema de transporte especial para os aludidos alunos.

            Na fala do Prefeito, o mesmo disse das dificuldades de 2017, no entanto, ao ser convidado para este evento, embora sendo médico cirurgião, buscou estudar mais sobre o assunto nestes últimos dias e garantiu a correção de algumas falhas com este público.

            O prefeito disse já ter autorizado o Secretário de Saúde a contratação de um fonoaudiólogo e a regularização do transporte especial já a partir desta próxima segunda-feira para os alunos do AEE através da Secretaria de Educação, além de uma capacitação nestes dias 05, 06 e 07 de abril em Teresina para a Professora da Educação Especial.

            Neste sentido, acredita-se que os frutos deste ato já começam a surgir, enquanto que o trabalho de conscientização será também percebido em médio prazo, principalmente mudando a consciência de pais de crianças com outras deficiências  e claro, dos profissionais de Educação nas salas regulares.


Caminhada  (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada  (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada  (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada  (Crédito: Ronaldo Figueiredo )
Caminhada (Crédito: Ronaldo Figueiredo )






Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se