Homenagem do Sinterg – Sindicado dos Trabalhadores em Educação aos Professores

Homenagem do Sinterg – Sindicado dos Trabalhadores em Educação aos Professores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sexta- feira, 15 de outubro de 2010

Professor, o que é isto?

Professor, magister, teacher, etc. O que é isto? É professor em várias línguas, respondia uma voz naquela comemoração deste aludido dia no ano de 2007, quando recebia cada professor uma camiseta com esses nomes.

Vazia essa resposta. Ou professor é mesmo só isso? Não. Hoje temos muitos adjetivos a acrescentar a este cognome: Professor desacreditado, professor desrespeitado, professor desiludido, professor massacrado, professor insatisfeito, professor decepcionado.

Desvalorizado é o adjetivo para a classe em geral de professores, porém, os citados são exclusividade da nossa cidade.

È o professor do castelo de Maurício ou o professor do castelo de Henrique?

O castelo de Mauricio: ?é um castelo com árvores e gramas ao redor, grandes portas e janelas de vidro, salas amplas com tapetes persas. Que lindo castelo!

O castelo de Henrique: ?Sigo a vasta floresta, o verde contrastando com o vermelho das flores, a relva da estrada parece um tapete verde e lá no alto avisto o castelo. Como é o Castelo?

O castelo de Maurício, professor, já veio pronto, não tem campo para sonhar, para criar, para recriar. O castelo de Maurício, professor, estacionou, estagnou.

Agora, professor, o castelo de Henrique. Ah.. o castelo de Henrique não está pronto, você é quem vai criar, sonhar, inventar, reinventar. No castelo de Henrique, professor, o campo é vasto, é amplo, você é livre para construí-lo.

O castelo de Maurício ou o castelo de Henrique? O que sonha, hoje, o professor municipal? Oh!... Sonha em pagar suas contas: supermercados, lojas, prestações, sonha em fazer a feira da semana ou do mês, sonha em poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir sem pesadelos. Pobre castelo de Maurício!

Magister, professor, teacher. O que é isto? ___ professor em várias línguas. Só...?!

Magister representa aquelas festas em comemoração ao dia do professor que ficaram para trás, e hoje, estão tão esquecidas como o latim desta palavra que não se usa mais.

Professor representa o que somos, mesmo com frustrações. Pois a formação é o sentido da vida do educador.

Professor, mesmo desolado, economiza a alegria para levar para a sala de aula.

Professor mesmo com a vida desestabilizada, exercita a disciplina para resistir até o fim.

?Ser ruim sempre às vezes é custoso, carece de perversos exercícios de experiência?, disse Guimarães Rosa. O professor, jamais poderia ser ruim, pois experiencia todos os dias, com 100 a150 mentes diferentes, o afeto, a compreensão, a doação.

Professor, em especial nesse momento, mesmo com essa mistura de sentimentos que às vezes confunde: amor, angústia, procura, cansaço, busca, raiva , fé, não acaba o tesão por sua profissão.

Teacher representa a educação de primeiro mundo, que nos sentimos impossibilitados até mesmo de sonhar, mas representa, pelo menos, uma educação de qualidade que, para nós, a cada dia, se distancia mais e mais e mais...

Todavia, todas as coisas da vida vem do exercício dos sonhos. Exercitemos, pois, professor, para que possamos sonhar, construir... , ah... o castelo de Henrique!

Professor, o que é isto? __ professor em várias línguas. Não. A várias línguas do professor.

Parabéns, professores! Em especial aos professores municipais a quem dedicamos este texto.

Diretoria do SINTERG

Redenção do Gurguéia,PI, 15 de outubro de 2010 - Dia do professor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES