Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Homenagem do Sinterg – Sindicado dos Trabalhadores em Educação aos Professores

Compartilhe

Sexta- feira, 15 de outubro de 2010

Professor, o que é isto?

Professor, magister, teacher, etc. O que é isto? É professor em várias línguas, respondia uma voz naquela comemoração deste aludido dia no ano de 2007, quando recebia cada professor uma camiseta com esses nomes.

Vazia essa resposta. Ou professor é mesmo só isso? Não. Hoje temos muitos adjetivos a acrescentar a este cognome: Professor desacreditado, professor desrespeitado, professor desiludido, professor massacrado, professor insatisfeito, professor decepcionado.

Desvalorizado é o adjetivo para a classe em geral de professores, porém, os citados são exclusividade da nossa cidade.

È o professor do castelo de Maurício ou o professor do castelo de Henrique?

O castelo de Mauricio: ?é um castelo com árvores e gramas ao redor, grandes portas e janelas de vidro, salas amplas com tapetes persas. Que lindo castelo!

O castelo de Henrique: ?Sigo a vasta floresta, o verde contrastando com o vermelho das flores, a relva da estrada parece um tapete verde e lá no alto avisto o castelo. Como é o Castelo?

O castelo de Maurício, professor, já veio pronto, não tem campo para sonhar, para criar, para recriar. O castelo de Maurício, professor, estacionou, estagnou.

Agora, professor, o castelo de Henrique. Ah.. o castelo de Henrique não está pronto, você é quem vai criar, sonhar, inventar, reinventar. No castelo de Henrique, professor, o campo é vasto, é amplo, você é livre para construí-lo.

O castelo de Maurício ou o castelo de Henrique? O que sonha, hoje, o professor municipal? Oh!... Sonha em pagar suas contas: supermercados, lojas, prestações, sonha em fazer a feira da semana ou do mês, sonha em poder colocar a cabeça no travesseiro e dormir sem pesadelos. Pobre castelo de Maurício!

Magister, professor, teacher. O que é isto? ___ professor em várias línguas. Só...?!

Magister representa aquelas festas em comemoração ao dia do professor que ficaram para trás, e hoje, estão tão esquecidas como o latim desta palavra que não se usa mais.

Professor representa o que somos, mesmo com frustrações. Pois a formação é o sentido da vida do educador.

Professor, mesmo desolado, economiza a alegria para levar para a sala de aula.

Professor mesmo com a vida desestabilizada, exercita a disciplina para resistir até o fim.

?Ser ruim sempre às vezes é custoso, carece de perversos exercícios de experiência?, disse Guimarães Rosa. O professor, jamais poderia ser ruim, pois experiencia todos os dias, com 100 a150 mentes diferentes, o afeto, a compreensão, a doação.

Professor, em especial nesse momento, mesmo com essa mistura de sentimentos que às vezes confunde: amor, angústia, procura, cansaço, busca, raiva , fé, não acaba o tesão por sua profissão.

Teacher representa a educação de primeiro mundo, que nos sentimos impossibilitados até mesmo de sonhar, mas representa, pelo menos, uma educação de qualidade que, para nós, a cada dia, se distancia mais e mais e mais...

Todavia, todas as coisas da vida vem do exercício dos sonhos. Exercitemos, pois, professor, para que possamos sonhar, construir... , ah... o castelo de Henrique!

Professor, o que é isto? __ professor em várias línguas. Não. A várias línguas do professor.

Parabéns, professores! Em especial aos professores municipais a quem dedicamos este texto.

Diretoria do SINTERG

Redenção do Gurguéia,PI, 15 de outubro de 2010 - Dia do professor.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar