Igreja Católica promove a 10ª Caminhada da Paz em Redenção

Igreja Católica promove a 10ª Caminhada da Paz em Redenção

Caminhada da Paz | Ronaldo Figueiredo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último sábado dia 21 de maio, a Igreja Católica de Redenção do Gurguéia sob o comando do Padre José Dino, celebrou a 10ª Caminhada da Paz. São 10 anos plantando e semeando sementes de paz em Redenção do Gurguéia.

A caminhada segue o mesmo roteiro todos os anos, com concentração em frente ao Centro Social onde acontece apresentações das escolas, segue em caminhada até o Bairro Santo Antonio, depois Bairro Planaltina, Canteiro Central da Av. Álvaro Mendes e por último no Patamar da Igreja. Nestas paradas além de apresentações escolares, palestrantes dão o seu recado. Este ano além do Pe. Leandro representante do Bispo tivemos o Advogado Braulio André Rodrigues de Melo presidente da OAB Subcessão de Bom Jesus PI.

Veja uma retrospectiva destes 10 anos de Caminhada da Paz pelo Professor Edivaldo Borges.

A igreja católica de Redenção do Gurgueia, realiza a 10ª caminhada da paz.

RETROSPECTIVA SOBRE A CAMINHADA DA PAZ

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”( Papa Francisco)

        Com o versículo de Mateus 5,9 “Felizes os que promovem a paz” esse que pode ser o nosso jargão bíblico, a Caminhada da Paz é um dos grandes projetos realizado pela da Igreja Católica do nosso município de Redenção do Gurgueia e teve como idealizador o padre Cristiano Batista de Moraes. A 1ª caminhada aconteceu no ano 2005 quando o padre Cristiano, como líder religioso que também instituiu a campanha PHB- “Por Hoje não vou Beber” talvez em sua sensibilidade tenha percebido a necessidade talvez que o evento acontecesse.

      Na época, a igreja católica em parceria com a Secretaria de Educação desenvolveu uma formação continuada ministrada pelo padre, em Ensino Religioso, ou seja, a Caminhada da Paz também teve seus primórdios.

      Como nas caminhadas subsequentes, houve a participação das escolas e posteriormente de vários seguimentos da sociedade através das instituições, governamentais ou não. Esse primeiro evento aconteceu numa manhã onde percorremos pelas ruas da cidade. Naquele ano,  não tinha ainda um tema bem definido, mas as pessoas abraçaram a ideia;

     A 2ª Caminhada aconteceu no ano de 2006, quando estávamos na expectativa do Hexacampeonato, pois era um ano de Copa do Mundo. Infelizmente não conquistamos o hexa naquela época, como ainda não foi em anos posteriores, mas acreditamos que conseguimos firmar esse projeto como um grande projeto. Onde as escolas e as instituições passaram a se envolver mais e inclusive fixar no ano letivo comungado com o calendário litúrgico da igreja essa é de fato uma data, muito significativa.

     Na 3ª edição da Caminhada da Paz, contamos com a grande efetiva participação da Comunidade Missionária Betel, através dos irmãos Roberto, Terezinha e Róbson que aqui desenvolveram um excelente trabalho de evangelização. Assim a caminhada foi ganhando força e conquistando adeptos, irmãos das cidades vizinhas.

     No ano de 2008, ano de eleições municipais a 4ª caminhada pela paz, trouxe como tema a necessidade de discutirmos as ações nas áreas da saúde, educação, moradia e emprego. Naquele ano os pré-candidatos às eleições majoritárias apresentaram rapidamente em discursos suas propostas de paz na política, uma vez que esse período em nosso município há uma grande efevercência dos ânimos.

      A 5ª Caminhada da paz aconteceu em 2009 e trouxe como tema a Justiça. Inspirados em Mateus 6, 27, 28 “Olhai os pássaros do céu e os lírios do campo” o tema da 5ª Caminhada comungava com o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano que tinha como tema: “A paz é o fruto da Justiça”.

      Meio Ambiente, foi o tema da 6ª Caminhada da Paz, mas o tema não limitou-se apenas a esse assunto, agregou-se também a discussão sobre família, trabalho, igreja e política. Esse também foi um ano de copa do mundo, 2010. Razão pela qual as logomarcas das camisetas fazem alusão. 

      Chegamos ao ano de 2012, agora sobre a direção do padre José Dino, que deu continuidade ao projeto de paz e mais uma vez comungando com a Campanha da Fraternidade organizada pela CNBB, que trouxe como tema: Fraternidade e Saúde Pública, a caminhada da paz de 2012 firmou no tema sobre a Saúde. Com o lema: Paz é também política pública de saúde. Aquele também foi um ano de escolha dos nossos representantes nas eleições municipais.

       2013, ano da Jornada Mundial da Juventude, a 8ª Caminhada da paz abordou como tema: Juventude e Fé. A juventude protagonizou a nível nacional como também não foi diferente aqui no município naquele ano. Como um projeto, inclusive anseio do Padre José Dino nesse ano, semanas antes do evento as escolas receberam profissionais da saúde como enfermeira Ariane Guerra, enfermeira Gilda Nogueira e da educação como o professor Ranchimit e outros, para falar de temas diversos de interesse da juventude, principalmente, drogas, Dst dentre  outros.    

      2015, A igreja procurou fazer uma abordagem sobre inércia das autoridades e a forma como a população reage ou que muitas vezes e se omite e cega. “Cegueira Social” esse foi tema da nona Caminhada da Paz. Sempre com palestras que muito enriqueceram o evento, participação das escolas, instituições e os animados louvores para coroar esse grande evento, contamos com a presença do reverendo Bispo. Dom Marcos Tavoni, padre José Valdo.

      O grito pela paz continua e perpassa por todos os temas: saúde, educação, segurança, moradia, meio ambiente, justiça... Hoje estamos aqui mais uma vez, animados, cada vez mais firmes participando desse evento que cresce a cada ano e que não se resume apenas numa caminhada é, portanto, um trabalho de operários que semeiam e colhem as sementes da paz. Estamos aqui, para dizer que temos uma bandeira que defendemos, temos uma bandeira que levantamos. Diante da situação pela qual passamos seja em qualquer esfera nacional, estadual ou municipal estamos aqui para dizer que a nossa bandeira é da bandeira da Ética e da Honestidade. Chegamos à 10ª Caminhada pela paz em nosso município. Muitas sementes foram lançadas e acreditamos que muitos frutos foram colhidos.

      Somos a igreja peregrina que se inquieta com as mazelas sociais e como afirma o Papa Francisco, somos a igreja que rompe as estruturas e sai do comodismo, porque o livro de Romanos 12-2 nos diz que: e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que proveis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Edição: Professor Edivaldo Borges 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES