Prefeitura Municipal realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Prefeitura Municipal realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Mesa | Gedilson Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Redenção do Gurguéia-PI, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a IX Conferência Municipal de Assistência Social nos dias 05 e 06 de agosto de 2015. A conferência aconteceu no Prédio do CRAS localizado no Bairro Santo Antônio. O CRAS que passou por uma reforma em estrutura física. Um espaço mais amplo, moderno e aconchegante.

O evento contou com a participação do Secretário de Assistência Social, Junivaldo Pereira (Juca do Barracão), do Coordenador do CRAS José Ivo do Lago, das Assistentes sociais que comandaram os trabalhos Ana Neri Nogueira e Gilvaneri Nogueira, da vereadora Adriana Sousa, Secretário de Educação Antônio Carlos, Secretário de Administração Danilo Parente representando o prefeito municipal e outros. Além da participação de pessoas da comunidade.

Na oportunidade o grupo de capoeira da Comunidade Quilombola Brejão dos Aipins, fizeram apresentação no evento. A garotada, fizeram uma apresentação espetacular e impressionaram a todos os presentes com a habilidade da capoeira.

A Conferência Municipal de Assistência Social teve como objetivo geral avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios como também eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.

Os trabalhos da Conferência Municipal teve como base a avaliação do SUAS, através de reflexões e debates nas cincos dimensões do tema central " Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026". As cinco dimensões foram:

DIMENSÃO 1 - Dignidade Humana e Justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo;

DIMENSÃO 2 - Participação social como fundamento do pacto federativo no SUAS;

DIMENSÃO 3 - Primazia da responsabilidade do Estado: por um SUAS público, Universal, Republicano e Federativo;

DIMENSÃO 4 - Qualificação do Trabalho no SUAS na consolidação do Pacto Federativo;

DIMENSÃO 5 - Assistência Social é direito no âmbito do pacto federativo.

O andamento dos trabalhos da IX Conferência Municipal foram a formação de cinco grupos de trabalho, com os participantes no evento, e a discussão dos temas. Cada grupo teve um facilitador para orientar os trabalhos e as discussões, e após isso, cada grupo elegeu cinco prioridades na área da Assistência Social nas três esferas do Poder Público, federal, estadual e municipal.

No final, os grupos de trabalho, apresentaram na plenária da Conferência as prioridades que foram eleitas por cada grupo, a plenária aprovou todas as prioridades por unanimidade.

Foram escolhidos ainda, os delegados que representarão Redenção do Guguéia, na Conferência Estadual.

Por Gedilson Carvalho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES