Vale do Gurguéia, uma região altamente produtiva, só depende de incentivo e disposição, veja exemplo

Vale do Gurguéia, uma região altamente produtiva, só depende de incentivo e disposição, veja exemplo

Sistema de Irrigação | Márcio Morgado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fertilidade das terras às margens do Rio Gurguéia é indiscutível. No entanto nosso grande problema é a falta de incentivo por parte dos órgãos (crédito agrícola), malha viária para escoar a produção e conscientização da população rural, no sentido da permanência na Zona Rural. Essa permanência nas localidades rurais vem sendo implementada com Programas Governamentais, como Luz para Todos, Aquisição de hortifrutigranjeiros por parte do governo entre outros.

Um bom exemplo desse desenvolvimento através do agronegócio é visto na propriedade de Aldenir Reis Guimarães, na localidade Belo Ar, região da Palestina, onde o mesmo financiou alguns implementos agrícolas, sistema de irrigação entre outros, no ano passado, tornando-se um fornecedor durante todo ano, graças ao sistema de irrigação.

Hoje Aldenir fornece além de hortifrutigranjeiros, leite e pequenos animais. Ainda é preciso uma conscientização também por parte dos gestores, no sentido de se adequar a uma norma do Governo, de adquirir 30% da Merenda Escolar na Agricultura Familiar local, onde ganham os produtores pela certeza de comercialização dos produtos e os alunos pela qualidade das frutas e verduras, produzidas sem agrotóxicos.

Veja algumas imagens da propriedade em plena seca (meses de agosto e setembro)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES