Município de Santa Rosa do Piauí participará de treinamento para vistoria de carros-pipa

Município de Santa Rosa do Piauí participará de treinamento para vistoria de carros-pipa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) estará realizando, nos próximos dias 25 e 26, junto com a Coordenação Estadual de Vigilância Ambiental, um treinamento com técnicos das visas municipais para vistoria dos carros-pipa que serão credenciados pelo 25° Batalhão de Caçadores. O treinamento vai acontecer no auditório da Divisa, a partir das 8h.

O Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca dos últimos 50 anos. Entre as estratégias do Governo Federal para garantir o fornecimento de água potável para a população afetada, está a operação carro-pipa, que é uma ação que integra um conjunto de medidas para minimizar os efeitos da estiagem que atinge o semiárido brasileiro.

Para que isso aconteça é necessário que se fortaleça e se aperfeiçoe as ações desenvolvidas por cada ente federado na oferta de água de qualidade para a população, em conformidade com as normas sanitárias vigentes (Portaria MS Nº 2914/2011), que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Seguindo as orientações das normas sanitárias, a Divisa vai reunir cerca de 80 técnicos que serão capacitados para inspecionar os carros que deverão transportar água potável para a população atingida pela seca. ?A partir dessa inspeção, e de acordo com a situação de cada um é que será liberada ou não a licença sanitária para o uso dos veículos. Caso eles não estejam em conformidade com as exigências, os mesmo serão notificados e terão prazo para adequação?, explicou a fiscal sanitária Francisca Oliveira.

A fiscal alerta ainda sobre a importância da participação dos técnicos durante o treinamento. ?É muito importante a participação desses técnicos, pois a partir desse treinamento eles estarão responsáveis para fiscalizar os caminhões e assim liberar a licença?, finalizou.

Veja abaixo a lista dos municípios que vão participar do Treinamento para Vistoria dos Carros-Pipa.

Dia 25 (Terça-feira) - São Miguel do Tapuio, Assunção do Piauí, Juazeiro do Piauí, Luís Correia, Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Fartura, Jurema, Anísio de Abreu, Bonfim, Caracol, São Braz, Várzea Branca, Dom Inocêncio, São João do Piauí, Nova Santa Rita, João Costa, Pedro Laurentino, Capitão Gervásio, São Francisco de Assis, Campo Alegre do Fidalgo, Lagoa do Barro, Queimada Nova, Simplício Mendes, Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí, Conceição do Canindé, Floresta do Piauí, Santo Inácio, Oeiras, Colônia do Piauí, Santa Rosa, Canto do Buriti, Brejo do Piauí, Flores do Piauí, Pavussú e Tamboril.

Dia 26 (Quarta-feira) - Avelino Lopes, Picos, Francisco Santos, Ipiranga do Piauí, Inhuma, Paquetá, Santana do Piauí, São João da Canabrava, Campo Grande, Pimenteiras, Dom Expedito Lopes, Aroazes, Jaicós, Itainópolis, Belém do Piauí, Padre Marcos, Vera Mendes, Patos do Piauí, Massapê, Francisco Macedo, Paulistana, Jacobina, Acauã, Betânia, Simões, Caridade, Curral Novo, Caldeirão Grande, Marcolândia, Fronteiras do Piauí, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Vila Nova, Alegrete, Pio IX , São Julião, São José do Piauí e Curimatá.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES