I Salão do Livro é realizado em Santo Inácio do Piauí com homenagem ao escritor Cineas Santos

I Salão do Livro é realizado em Santo Inácio do Piauí com homenagem ao escrito Cineas Santos

| Alisson Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Santo Inácio do Piauí vivenciou nesta sexta-feira (6) de dezembro, um momento impar para a educação municipal, foi realizado o I Salão do Livro de Santo Inácio do Piauí (SALISI). O evento homenageou o professor e escritor piauiense, Cineas Santos.

Desde o início de 2019, em preparação do ano letivo, a secretaria municipal de educação de Santo Inácio decidiu trabalhar durante todo o ano letivo, as obras do escritor Cienas Santos. Durante a construção do projeto foram trabalhadas seis obras literárias do professor Cineas Santos: O menino que descobriu as palavras, Trem da Vida, Metade Extraviada, ABC da Ecologia, Cambalhotas pra Ninguém e Cacos de Mim, além de memórias do Livro a Matriarca dos Loucos.

Todas essas obras foram trabalhadas tanto em sala de aula como fora dela, com os alunos de todos os níveis, do maternal ao 9º ano. Os professores utilizaram durante a construção do projeto várias formas de leituras e trabalhos com os alunos.

                                                         Supervisora de Ensino ( Cáudia Leal), foto /Alisson Soares

Como parte na conclusão do projeto e finalização do ano letivo, a secretaria de educação, juntamente com os professores, resolveu realizar o I SALISI. Para a supervisora de ensino do município de Santo Inácio, Cláudia Leal, o SALISI é fruto de um esforço de toda a secretaria de educação, que inclui do zelador ao secretário de educação, e que o projeto ajudará no aprendizado do alunado da rede municipal de ensino, Cláudia falou também como surgiu à ideia do projeto, “A conclusão desse trabalho é fruto de uma união entre todos que fazem a educação municipal. Acreditamos que esse projeto levará nosso alunado a uma aprendizagem realmente significativa. O SALISI quando pensei nele, pensei em algo que envolvesse as crianças a tal modo que elas pudessem enxergar a leitura como algo prazeroso. Em uma conversa no fim do ano passado com uma colega de profissão, a professora Gloria Lino, descobrimos que tínhamos o mesmo pensamento, que era convidar um escritor para trabalhar um projeto de leitura. Depois dessa conversa e também do pedido de alguns alunos, que mim perguntaram por que não trazíamos um escritor assim como faziam em Oeiras. Então esse desejo tomou conta do meu coração, conversei Cláudio, com o prefeito e com a nossa equipe gestora e, mesmo alguns achando a ideia um pouco ousada, abraçamos a ideia e já começamos a pensar em qual escritor homenagear e estudar as obras. Eu tinha em mente um escritor piauiense e por generosidade do destino conseguimos entrar em contato com o professor Cineas Santos, grande escritor, lírico, poeta, cronista enfim um escritor que se encaixava exatamente no que queríamos para nossos alunos da rede municipal, passamos todo o projeto para nossos educadores, pais de alunos e comunidade escolar e imediatamente todos abraçaram o projeto e fomos desenvolvendo com muito planejamento e formações continuadas para os docentes em parceria com a nossa amiga e integrante da equipe da secretaria de educação, Patrícia Matos Ribeiro e, do professor, Cineas Santos, que ajudou a preparar nossos professores para que esses desenvolvessem o projeto junto aos alunos. Foram oito meses de trabalho intenso de leitura de seis obras do escritor, estou me sentido grata a Deus por mais esse projeto realizado e toda equipe nota 1000 da nossa educação”, disse Cláudia.

Secretário Municpal de Educação de Santo Inácio (Cláudio Leal),foto/Alisson Soares

Para o secretário municipal de educação, Cláudio Leal, o evento foi um sucesso. Através dele mostrou-se a união entre professores e gestores, “foi um trabalho ardo, que começamos ainda no inicio do ano letivo e se perdurou até a sua culminância nessa sexta-feira. Foram vários momentos de encontros com o professor e escritor Cineas, para chegarmos ao final e ver essas apresentações bem organizadas. Parabenizo todos que estiveram envolvidos na preparação desde o início do projeto. Agradecemos também ao nosso prefeito, Tairo Mesquita, pelo apoio, no qual se estende também a todos que contribuíram direta ou indiretamente no SALISI. Quero agradecer de forma especial também, ao professor Cineas, por sua disponibilidade desde quando fizemos o convite, para fazer parte desse projeto”.

                                  Prefeito de Santo Inácio do Piauí( Tairo Mesquita), foto / Alisson Soares

O prefeito Tairo Mesquita diz se sentir orgulhoso em ver que a educação municipal tem realizado projetos grandiosos dentro do município, “Sabemos que são grandes as dificuldades que nos rodeiam, mas o trabalho que tem sido desenvolvido na educação de nosso município é de encher os nossos olhos de alegria, isso graça aos esforços de todos. Nossos professores estão de parabéns por esse belíssimo trabalho, o I SALISI foi um sucesso. E no que depender de nossa gestão, será apenas o primeiro de muitos que serão realizados. Parabenizo também o nosso secretário Claudio Leal, que não mede esforço para que as coisas aconteçam, o que depender também de nós que fazemos a gestão municipal, estaremos sempre buscando a valorização de nossos professores”, disse o prefeito.

            Bispo da Diocese de Oeiras-PI ( Dom Edilson Nobre)

Quem também falou sobre o evento foi o Bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, que agradeceu pelo convite, “É motivo de alegria para mim, estar participando deste evento, agradeço o convite, porque esses eventos que envolvem crianças, adolescentes e jovens dentro de um processo de educação são muito importantes. Eu sou convicto que a transformação da sociedade se dar por esse caminho, então, dadas as cidade que vão e enveredam por esse caminho acertam, então, se elas acertam e nós não iremos pelo mesmo rumo, é porque não queremos o bem, queremos outras coisas, os interesses são outros. Parabenizo a todos pelo empenho, a secretaria de educação, Cláudio e Cláudia pelo trabalho e, quero dizer que esse tipo de trabalho cada vez quanto mais houver a soma das forças, achei muito bonito quando foi dito o pastor colabora, o padre colabora, isso significa que existe já da comunidade uma compreensão de que essas ações não devem criar muros, mas pelo contrario, quem pensa no bem da comunidade se envolve e participa do processo”, disse Dom Edilson.

Participando do evento a secretária municipal de educação da cidade de Oeiras do Piauí, Tiana Tapety, parabenizou a organização pela realização do evento, “Primeiramente parabenizo a organização pela realização desse evento e dizer que aprender com Cineas Santos é bom de mais. As crianças de Oeiras em 2017, tiveram a honra de aprender com as obras de Cineas. O projeto de leitura dele é de fundamental importância para o desenvolvimento de um povo, ele é de fundamental importância para o desenvolvimento da nação, nós vimos nos últimos dias o resultado do (PISA), e vimos onde o Brasil está colocado em leitura e, um projeto desse nos alegra e nos traz a esperanças de que nós teremos dias melhores, então todos estão de parabéns”, disse Tiana.

                                     Secretária de Educação de Oeiras-PI(Tiana Tapety), foto Alisson Soares

O vice-prefeito Chagas de Louro, também comentou sobre o evento e parabenizou os professores pelo trabalho realizado e pela dedicação de todos na organização. Chagas falou ainda, que com os professores onde lhe chamarem ele estará presente, “parabéns a todos os professores por esse trabalho lindo, isso mostra a dedicação de todos para construírem juntos uma educação de qualidade, eu costumo dizer é na educação, podem me chamar que vou”, disse Chagas.

O professor e escritor Cineas Santos disse que quem aposta em educação muda o destino do mundo, “Quem aposta em educação muda o destino do mundo, o Brasil é curioso, está entre as dez economias mais prosperas do mundo, mas quando o assunto é educação, estamos a nível entre os piores países africanos. Que coisa estranha, como é que o país está entre as dez melhores economias do mundo e quando o assunto é educação nós estamos lá... não é possível. O bom das crianças é que elas não me chamam de professor e nem de senhor, me chama apenas de Cineas”, disse o escritor. 

Professor e Escritor (Cineas Santos), foto/Alisson Soares 

Ao final das apresentações, Cineas Santos fez o lançamento oficial do seu mais novo livro com o titulo “Miudezas em Geral”. O I Salão do Livro de Santo Inácio do Piauí (SALISI) foi realizado pela secretaria municipal de educação, com apoio da prefeitura municipal de Santo Inácio do Piauí, prefeito Tairo Mesquita.                        



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES