Projeto para o primeiro SALISI é lançado em Santo Inácio do Piauí

Projeto para o primeiro SALISI é lançado em Santo Inácio do Piauí

| Josemar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação de Santo Inácio do Piauí, juntamente com as escolas municipais de ensino realizaram na última sexta-feira (31) de maio, o lançamento do projeto de leitura do Salão do Livro de Santo Inácio (SALISI). O evento contou com a presença do poeta e escritor, Professor Cineas Santos.

O evento reuniu centenas de pessoas, dentre elas alunos e pais de alunos da rede municipal e estadual de ensino e autoridades locais.  O objetivo da secretaria municipal de educação com o projeto é despertar o gosto pela leitura e fazer com que os alunos da rede municipal sejam capazes de produzir seus próprios livros ao final do projeto.

Para a Claudia Leal, supervisora de ensino da rede municipal de ensino, o projeto é importante para os alunos começarem a ter um gosto a mais pela leitura, “A leitura tem que ser um ato de amor, e nesse projeto serão trabalhadas seis obras literárias do Professor Cineas Santos: O menino que descobriu as palavras, Trem da Vida, Metade Extraviada, ABC da Ecologia, Cambalhotas pra Ninguém e Cacos de Mim, além de memórias do Livro a Matriarca dos Loucos. Acreditamos que esse projeto levará nosso alunado a uma aprendizagem realmente significativa”, disse Claudia. 

O homenageado no SALISI, Cineias Santos, em sua rede social, Facebook, falou que o SALISI carece de cuidados especiais para vingar, “Não hesitei um segundo em estar presente na abertura da 17ª edição do SALIPI ou comparecer à abertura da primeira edição do SALISI (Salão do livro de Santo Inácio), no sertão do Piauí. Entendam, mesmo manquitolando, o Salão do Livro do Piauí já caminha com as próprias pernas, não precisa mais de mim. Quando ao SALISI, carece de cuidados especiais para vingar. Então, uma festa bonita com a participação maciça da comunidade. Mas que uma feirinha de livros, trata-se de um projeto pedagógico a exemplo do que se faz em Oeiras. No final da solenidade de abertura, uma menininha (uns 6 anos) aproximou-se de mim e disse: "Quero dizer um poema”. Antes que eu pudesse falar alguma coisa, afirmou: "O amor é de todas as cores". Nunca ouvi nada tão lindo. Só isso já teria valido a pena” disse Cineias.

No sábado dia (01) de junho, os professores da rede municipal se reuniram com o professor Cineas Santos, para articular e traçar diretrizes que nortearão o primeiro SALISI da rede municipal de Santo Inácio do Piauí.

Várias obras do autor serão trabalhadas em todos os níveis de ensino, do Maternal até o Ensino Fundamental I e II. Segundo os professores é uma experiência muito enriquecedora, pois avançará ainda mais na construção do conhecimento que é o pilar primordial para o crescimento da educação transformadora.

Participaram do evento professores, alunos, secretário municipal de educação Claudio Leal, secretário de administração Romey Carvalho, vereador Delson Nogueira e pais de alunos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES