Secretário de Cultura do Estado do Piauí visita a cidade de Santo Inácio

Secretário de Cultura do Estado do Piauí visita a cidade de Santo Inácio

| Bruna Lara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo, juntamente com o promotor aposentado, Carlos Rubem (Bill), visitaram na manhã de sexta-feira (12), o município de Santo Inácio do Piauí.  No município, o secretário foi recepcionado pela primeira-dama Bruna Lara e pelo pároco padre Francisco Barbosa.

Durante a visita, o secretário Fabio Novo conheceu diversos pontos turísticos em Santo Inácio. Após visitar os pontos turísticos, o secretário garantiu ao nosso município uma atenção especial na área da cultura e a restauração das imagens de Nossa Senhora da Conceição, do crucifixo e da imagem do padroeiro Santo Inácio de Loyola.

Entre os pontos turísticos visitados, o secretário conheceu os Olhos D'água dos padres. Em sua página no facebook o secretário falou da visita que fez ao município, “Imagens de Santo Inácio, Nossa Senhora da Conceição e do Cristo crucificado. As relíquias do século XVIII foram trazidas pelos padres jesuítas de Portugal. A casa paroquial também é uma construção jesuítica tricentenária. As relíquias receberão atenção da Secretaria de Estado da Cultura”, falou o secretário.

Também em sua rede social facebook, o promotor aposentado, Carlos Rubem Campos Reis, falou da visita que fez ao município, “Estivemos em Santo Inácio do Piauí. Fomos muito bem recebidos por Bruna Mesquita, primeira dama do município e pelo Padre Francisco Barbosa, Pároco local.

Visitamos a Casa Paroquial que serviu de sede da Inspeção do Brejo de Santo Inácio, um dos organismos administrados pelos clérigos da Companhia de Jesus, donatários do vasto patrimônio deixado pelo desbravador Mafrense, até quando os mesmos foram expulsos, por ordem reinol, em metade do século XVIII. Por solicitação dos nossos recepcionistas, o Secretário Fábio Novo se comprometeu a mandar restaurar três peças sacras, de valor imponderável, que remontam ao tempo do povoamento do Piauí, a saber: um crucifixo, as imagens de N. Sra. da Conceição e do Padroeiro acima mencionado”, disse o Carlos Rubem.

Ainda em seu relato Carlos falo dos olhos d’água, “Também estivemos no (Banheiro dos Jesuítas), edificado em cantaria ao derredor de um olho d’água. Esta construção está em ruinaria, assoreada, devastaram-se as suas margens ciliares, serve de bebedouro de animais, apenas. O aproveitamento deste e outros refrigérios lá existentes, com reflorestamento, acessibilidade, recomposição de sua estrutura, faz-se necessário, urgentemente. Será um significativo apelo turístico, cultural. O meio ambiente agradece! Concluiu Carlos Rubem.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES