São João da Canabrava – PI e mais 125 municípios do Piauí receberão médico do programa do governo federal “Mais Médicos”

São João da Canabrava – PI e mais 125 municípios do Piauí receberão médico do programa do governo federal “Mais Médicos”

Programa Mais Médicos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi divulgada nesta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União, a lista de municípios que receberão verba do governo federal para implantação do programa Mais Médicos, lançado na última segunda-feira (10). De acordo com a Portaria 1.380,

126 municípios do Piauí receberão médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde, anunciou em coletiva na manhã de terça-feira, (09), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A medida faz parte do programa "Mais Médicos" do governo federal, que tem o objetivo de aumentar o número de médicos em periferias de grandes cidades, municípios de interior e no Norte e Nordeste do país.

Ao todo, serão beneficiados com o programa em todo Brasil, 1.557 municípios, sendo 1.042 no Nordeste. Segundo Alexandre Padilha, esses municípios são, inicialmente, prioridades do programa. No entanto, qualquer cidade pode se inscrever.

Os municípios inscritos no programa terão de oferecer moradia e alimentação aos profissionais, além de ter de acessar recursos do Ministério da Saúde para construção, reforma e ampliação das unidades básicas.

A previsão do Ministério da Saúde é de que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do programa estejam atuando no país. O programa é instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Dados do ministério apontam que há no Brasil 1,8 médico por mil habitantes, enquanto na Argentina a proporção é 3,2; no Uruguai, 3,7; em Portugal, 3,9; e no Reino Unido, 2,7.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES