Já é Outubro Rosa em São João da Serra

Prefeitura retrata Outubro Rosa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de São João da Serra, através da Secretaria de Saúde já adotou  Outubro Rosa, que é trabalhado a prevenção e informatização no que trata atenção básica ao cancer de mama.

    Todos os anos no mês de outubro diversas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama surgem pela televisão, rádios, jornais e internet. Muitos reclamam que todo mundo já sabe de cor e salteado sobre a prevenção. Mas quantas vezes você, mulher, fez o autoexame desde outubro do ano passado? Marcou sua visita de rotina ao ginecologista? Conseguiu no meio da sua rotina incluir os exames que o médico solicitou? Levou de volta para ele olhar?

     Não é difícil encontrar relatos de pessoas que superaram o câncer porque o diagnóstico chegou a tempo. Outras, superaram, mas perderam a mama e aí a luta da autoestima é uma nova batalha a vencer. Pela sua vida, não vale uma vez por mês fazer antes ou depois do banho o autoexame? Ele não é decisivo, mas ajuda a identificar alterações na mama mais rapidamente. Conhecer seu corpo é muito importante e ir ao ginecologista acompanhar anualmente sua saúde é primordial. Ter um tempo para si mesma deve ser constante. A chance de cura quando se descobre no comecinho é de 95%.

    Fazer campanha do Outubro Rosa é muito relevante e importante. Mas para além desse mês, sempre que puder, converse com as mulheres ao seu redor sobre os cuidados que são necessários. Fale sobre a saúde feminina com suas amigas, irmãs, esposas, namoradas, mães, tias e colegas de trabalho. Cuidado e carinho nunca são demais. Se cuide e cuide de quem você ama.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA SERRA comprometida com o que lhe compete: Atenção Primária a Saúde, esfera municipal



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES