São João da Serra: Meio ambiente pede silêncio e menos poluição sonora

O ruído excessivo e constante, mais além dos lógicos efeitos negativos na audição — tinnitus ou surdez —, pode provocar outros problemas na saúde humana.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental. A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos.

Adequando para o município, a Prefeitura Municipal de São João da Serra direciona a lei para o bem-estar sonoro do ambiente, respeitando os limites quanto aos vizinhos, hospitais, escolas, dentre outras.

A gestão municipal alerta para que o cidadão esteja dentro da lei com relação a emissão de sons, pois muito barulho é prejudicial à saúde do homem e também dos animais, elevando o nível de estresse.

Combate a poluição sonora (Reprodução)CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO SONORA

O ruído excessivo e constante, mais além dos lógicos efeitos negativos na audição — tinnitus ou surdez —, pode provocar outros problemas na saúde humana, especialmente entre os mais jovens e mais idosos. A seguir, revisaremos os principais:

Psicopatológicos

Agitação respiratória.

Psicológicos

O ruído pode provocar episódios de estresse, fadiga, depressão

Sono e conduta

Um ruído superior a 45 dB impede conciliar o sono ou dormir corretamente

Memória e atenção

O ruído pode afetar a nossa capacidade de concentração,

SOLUÇÕES E EXEMPLOS PARA REDUZIR A POLUIÇÃO SONORA

Organismos internacionais como a OMS coincidem em indicar que a conscientização da cidadania é fundamental para vencer este inimigo invisível. Por exemplo: realizar atividades de lazer sem gerar ruído excessivo, evitar o uso do carro e escolher alternativas como a bicicleta, fazer obras domésticas nos horários recomendados, isolar as moradias com materiais que absorvem ruídos, etc. Para isso, também é fundamental promover a educação ambiental com as crianças.

Paredões têm sido grandes vilões da poluição sonora, além de causar danos à saúde física e sonora das pessoas, mostram uma certa irritação dos prejudicados por conta da falta de consciência de quem as usa.

Se é prejudicial para os humanos, também o é para os animais. Segundo o serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos (NPS), a poluição sonora tem um grande impacto ambiental e notáveis efeitos adversos na vida selvagem. De fato, para os especialistas, o ruído pode perturbar os padrões de reprodução, aleitamento e, inclusive, contribuir para a extinção de algumas espécies



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES