São João do Arraial ganha Conselho e Fundo Municipal de Cultura

São João do Arraial ganha Conselho e Fundo Municipal de Cultura

Posse do CONMCULTURA | Joelson Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de São João do Arraial aproveitou recentemente a realização da solenidade de lançamento do 14º FESTIVAL CULTURAL DOS COCAIS na noite do último sábado (05) para dar posse aos membros do Conselho Municipal de Cultura (CONMCULTURA) de São João do Arraial.

As leis que criaram o Conselho, o Fundo e o Sistema Municipal de Cultural foram sancionados recentemente pela prefeita Vilma Lima (PT) e cria uma serie organizações que institucionalizam e democratiza a cultural em São João do Arraial. As ações de implementação do sistema municipal de cultura vem sendo coordenador pessoalmente pela secretaria da educação Rosinha Lima e pelo Presidente da ASCOCAIS, Joelson Oliveira.

O conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e também é o gestor do Fundo Municipal de Cultura (FUNMCULTURA), que após a superação das barreiras da burocracia, passará a receber anualmente dinheiro do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para cultura no município.

O conselho será o principal assessor da prefeitura e da SEMEC, no âmbito da suas competências, bem como contribuir para a execução das políticas públicas do município, articuladas aos sistemas: nacional e estadual e municipal de cultura.

Joelson Oliveira, presidente da ASCOCAIS membro do conselho, explica que o CONMCULTURA é uma importante ferramenta de democratização da cultura, uma vez que permite a grupos interessados, apresentarem anualmente projetos que visem o desenvolvimento, empoderamento, preservação e resgate das culturas, onde serão analisados e possível terem financiamento para suas atividades.

Joelson Oliveira explica ainda, que os recursos para lastrear o fundo podem sair ainda da isenção de impostos de empresas e da deduções do impostos de pessoas físicas através das Leis de Incentivo à Cultura. “Existe um leque de boas possibilidades para se obter recursos para o FUNMCULTURA, mas até que isso ocorra, temos um caminho a ser percorrido”. Finaliza.

Confira os nomes dos conselheiros e seus suplentes

Departamento Municipal De Cultura

Erinaldo Carvalho Silva

Cleidiane Alves da Silva

Secretaria Municipal De Educação E Cultura - SEMEC

Genilson José Coutinho Rocha

Francineuma Magna

Secretaria Municipal De Administração e Finanças Francisco

José Cardoso da Rocha

Alisson Lima Machado

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania

Carlos José da Silva Sousa

Alisson Bruno Freitas Rodrigues do Nascimento

ASCOCAIS/Ponto de Cultural “Arte em Toda Parte”

Joelson Rodrigues de Oliveira

Wildmaik Araújo Pereira

Representação Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social

Mauro Rodrigues da Silva

Rosa Maria de Melo Lima

Coral da Igreja Católica

Maria Deisy Meneses da Rocha

Lourrane pereira Vaz

Comunidade Kolping de São João Do Arraial

José Iran Sampaio Lima

João Batista Agostinho Barbosa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES