mais

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania


EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 1

Formação qualificada e técnica humanística são alguns dos desafios da Escola Fazenda Agrícola Serra da Capivara, instalada em São Lourenço do Piauí, desde 28 de abril de 2008.

Para atender as demandas da região, e fazer cumprir seus objetivos, a entidade recebeu recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de R$ 300 mil, por meio da Caixa Econômica Federal, em forma de convênio com a Prefeitura de São Lourenço, valor este que possibilitou a construção e instalação da sede que atende jovens filhos de agricultores do território Serra da Capivara, composto por 18 municípios piauienses.

Na constituição da Escola, foi firmada parceria entre o governo federal, estadual e sociedade civil organizada.

Para os jovens que ingressam nos cursos, viram surgir uma oportunidade para aprender a lidar com mais eficiência os serviços do campo, uma cultura que ao ser trabalhada de forma organizada, rende bons frutos. Para os profissionais envolvidos, os professores e técnicos, a ideia da escola já é motivo de orgulho para todos os envolvidos que veem suas expectativas superadas, o comprometimento das famílias e os resultados positivos que já fazem parte do cronograma da escola.

Para os trabalhadores da EFASC, a educação para a agricultura familiar, é um resgate a produção do campo, dos meios alternativos, fundamentando a valorização e a implementação de técnicas modernas que permitem uma produção com quantidade e qualidade.

Para atender os desafios do território da Capivara, foram criadas políticas voltadas para o setor que atendam as reais necessidades da região, mas os projetos não chegaram ainda a alcançar a todos os municípios envolvidos, no máximo dois destes desenvolvem as metodologias implantadas.

Na EFASC em São Lourenço, são atendidos alunos de 14 municípios, todos empenhados em uma capacitação que permita o desenvolvimento da agricultura familiar e aprimoramento com ferramentas modernas oferecidas. Conciliando teoria e prática, os profissionais da EFASC e colaboradores, garantem a estes jovens, um novo olhar para o campo, garantindo satisfação e casos bem sucedido.

De acordo com a professora da EFASC, Sonia Bonfim Rocha Damasceno, a gestão da Escola é feita pela associação de pais, com o apoio das prefeituras de São Lourenço e Coronel José Dias. Sonia relata um pouco sobre a estrutura da EFASC. ?Hoje temos 20 monitores e já se formaram 2 turmas de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Já temos alunos de nossa Escola trabalhando no BNB, Cáritas , Projeto Dom Helder, Cootapi (Cooperativa de Produção e Serviços de Técnicos Agrícolas do Piauí e Associados) e temos ainda 4 técnicos formados em nossa escola trabalhando para atender os jovens agricultores?, declarou.

Atendendo o convite do Banco do Nordeste (BNB) para elaborar os projetos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sobre estiagem, no final do ano passado, os alunos apresentaram mais de 300 projetos, um recorde na iniciativa.

Ainda de acordo com as professoras Sonia Bonfim e Alessandra Vilanova, este ano foram inseridos no quadro de monitores da Escola, uma médica veterinária, dois zootecnistas, dois técnicos agrícolas e dois engenheiros agrônomos.

Em abril será o quinto aniversário da Escola Família Agrícola Serra da Capivara, e os preparativos já começaram com as tradicionais palestras nas escolas dos municípios parceiros, mostrando os trabalhos e produtos desenvolvidos pelos alunos.


EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 2

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 3

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 4

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 5

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 6

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 7

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 8

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 9

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 10

EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 11


EFASC em São Lourenço, capacitando jovens do campo para o exercício da cidadania - Imagem 12

Professor de Biologia Lourival dos Santos

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail