Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Exposição em Brasília mostra parte do tesouro arqueológico da Serra da Capivara

Exposição em Brasília mostra parte do tesouro arqueológico da Serra da Capivara
Serra da Capivara, Piauí | Edjalma Borges
Compartilhe
Google Whatsapp

Debates, vendas de cerâmicas, exposição de peças e pinturas rupestres que testemunham que há mais de 50 mil anos, os brasileiros já deixaram ali vestígios de sua vida de luta pela sobrevivência

Brasília recebeu na última terça-feira (2) a exposição Serra da Capivara: Os Brasileiros com Mais de 50 Mil Anos, do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no sudeste do Piauí.

A Serra da Capivara que conserva um dos sítios arqueológicos mais ricos do mundo ganha merecido destaque na capital do País. Por dois meses o Espaço cultural Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes) sediará o evento. Durante a permaneça da exposição haverá ciclos de conferências que envolverão especialistas de diversos países para discutir questões relacionadas ao Parque Nacional Serra da Capivara (PI). Diversas amostras de peças como pedra polida e objetos relacionados aos antepassados, testemunham a presença pré-histórica no Brasil. O evento trouxe a Brasília cerca de 50 peças arqueológicas e paleontológicas do Museu do Homem Americano, e outros detalhes que aponta a presença de homens e animais pré-históricos de mais de 50 mil anos na região do PARNA em São Raimundo Nonato.

Em um amplo espaço, estão à venda peças da cerâmica da Serra da Capivara, artesanatos produzidos no entorno do parque, e que fazem parte do projeto responsável pela geração de renda para as famílias que moram nas áreas vizinhas a Capivara. Estas obras de arte agregam valores sociais, e mostram o carinho de um povo dedicado e que valoriza sua cultura.

Entre os dias 1º de outubro e 15 de dezembro, sempre às quartas-feiras, de 18h às 20h30, os painéis abordarão temas como arqueologia, turismo, gestão de áreas protegidas, de patrimônio natural e inclusão produtiva de população vizinha, esta última como por exemplo, a comunidade do Barreirinho em Coronel José Dias, responsável pela confecção de parte das cerâmicas expostas no Israel Pinheiro.

Hoje (3) segundo informou Alessandra, uma das responsáveis pelo evento, um grupo de turistas franceses estiveram no local para retirar peças de cerâmicas que haviam encomendado.

História

O PARNA, patrimônio tombado pela UNESCO EM 1991, ocupa uma área de 129 mil hectares e está localizada nos municípios piauienses de Brejo do Piauí, Coronel José Dias, João Costa e São Raimundo Nonato. A paisagem atual da região é formada por planaltos, serras e planícies.

O parque ocupa uma das regiões de maior concentração de áreas arqueológicas do País, com seus desenhos pré-históricos, com 737 sítios catalogados, onde foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com cerca de 30 mil figuras coloridas representando cenas de sexo, dança e parto, entre outras.

Cerca de 55 jovens técnicos locais trabalham estudando os objetos encontrados nas escavações do parque, nos modernos laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano (FUNDHAM).

O evento tem a coordenação geral da delegação da União Europeia no Brasil, resultado de uma parceria com a FUNDHAM, a UNESCO; Governo do Piauí; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); representação da República Federal da Alemanha; Embaixadas da França; Suécia; Espaço Israel Pinheiro com apoio do Governo do Distrito Federal e empresas do setor privado.

Serviço

Evento: Exposições e Ciclo de Conferências Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos

Onde: Espaço Israel Pinheiro - Praça dos Três Poderes, em Brasília

Quando: 2 de outubro a 15 de dezembro

Entrada: gratuita
















Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×