Igreja São Lourenço, a casa de Deus a serviço de todos

Igreja São Lourenço, a casa de Deus a serviço de todos

Igreja São Lourenço | Arquivo público
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

?Eis os tesouros da Igreja: os míseros que levam com resignação a cruz de cada dia carregam o ouro da virtude; são as almas prediletas do Senhor que valem muito mais que pedras preciosas.? São Lourenço, diácono e mártir

São Lourenço foi um autêntico cristão, fiel a Deus e ao serviço pastoral. Enfrentava os problemas de sua época com determinação, coragem e ousadia. Mesmo diante daqueles que o viam como uma ameaça, cujas fraquezas não o impediam de exaltar o ensinamento cristão. A frase acima foi pronunciada ao prefeito de Roma, apresentando o povo pobre e humilde com quem acabava de distribuir os bens da igreja a qual administrava. Em seguida, o prefeito o castigou e o mandou para uma grelha onde São Lourenço foi martirizado. Mesmo sofrendo, ironizou o seu carrasco, pedindo o que o virasse para o outro lado, pois aquela parte já estava assada. Com esta introdução, vos apresento a história da Igreja São Lourenço, da cidade de mesmo nome.

Segundo as informações pesquisadas o nome São Lourenço deve-se a Maria Lourença, retirante vinda da cidade de São João do Piauí, por ser a primeira moradora do lugar e possuir um santo de nome ?São Lourenço?, então o Pe. Francisco Ferreira vindo da Espanha trouxe a imagem de São Lourenço, achou por bem denominar aquela localidade, com o nome do Santo, construindo no local uma igreja. Depois passou a categoria de povoado pertencente ao município de São Raimundo Nonato ? PI.

Este povoado era de grande importância para as regiões vizinhas por ter uma das primeiras rodovias que liga o Piauí ao Estado da Bahia, tendo grande importância para o desenvolvimento econômico, social e político. Somente, em 1992 um Projeto de Lei de iniciativa do então Deputado Estadual Marcelo Costa Castro, foi apresentado na Assembleia Legislativa, elevando o Povoado São Lourenço à categoria de cidade no dia 29 de abril de 1992, com a denominação de São Lourenço do Piauí, no governo de Antônio de Almeida Freitas Neto.

A criação de um município resulta principalmente da vontade de seus habitantes, mesmo que de forma estimulada por terceiros, a emancipação política de São Lourenço teve um grande incentivo do Deputado Marcelo Castro. Em plebiscito, o povo optou pela independência política de São Raimundo Nonato, elegendo na época, Salvador de Matos, como o primeiro prefeito do município.

Um monumento histórico e de fé

Podemos entender como um monumento histórico que faz parte da história de São Lourenço do Piauí a Igreja Matriz (católica) que fica localizada bem no centro da cidade, na Praça Carlino Santana Ribeiro, a mesma sendo um grande marco na vida religiosa dessa cidade. Onde Ana Avelina de Santana foi a primeira catequista desse povoado juntamente com Malaquias Ribeiro Damasceno, Maria Avelina de Santana e José Joaquim de Santana, os primeiros moradores que se empenharam bastante na religiosidade e na luta em busca da fundação da capela de São Lourenço.

Com a determinação de Ana Avelina em catequizar este povo que estava formando um pequeno povoado, disponibilizou a sua residência para a celebração das primeiras missas que eram celebradas apenas em agosto e abril de cada ano. Onde o primeiro padre a celebrar missas nesse local, vindo de São Raimundo Nonato à cavalo foi Francisco Freyre Freiria.

Com a luta e persistência de José Joaquim de Santana e Malaquias Ribeiro Damasceno foi fundada a igreja de São Lourenço em 1926 quando o município era povoado de São Raimundo Nonato, o nome dessa localidade é devido ao santo que a mesma festeja (São Lourenço).

Observando a foto acima que é de 1960 percebemos que não passa de uma capela em meio a um povoado pouco habitado. Em comparação com os dias atuais percebemos na foto, que a mesma já se modificou, passou por reformas.

O local hoje já é uma cidade, onde a igreja fica na praça sendo um monumento histórico e fazendo parte da cultura do povo de São Lourenço do Piauí que buscam participar do calendário religioso e difundirem sua fé.

A Paróquia São Lourenço tem como pároco, padre Leonísio Lira Leal.

Programação das missas em São Lourenço

MATRIZ

DOMINGO - 9h da manhã e 7h da noite

MISSAS AOS SÁBADOS NAS COMUNIDADES DO INTERIOR

PRIMEIRO SÁBADO - CHINELO E PATOS

SEGUNDO SÁBADO ? LAGOA DAS VACAS

TERCEIRO SÁBADO ? LAGOA DO JOÃO E ANGICO TORTO

QUARTO SÁBADO - INGAZEIRA

MISSAS AOS DOMINGOS NAS COMUNIDADES DO INTERIOR

PRIMEIRO DOMINGO ? RIACHINHO DA SALGADA

SEGUNDO DOMINGO ? LAGOA DOS PATOS

TERCEIRO DOMINGO ? BUENOS AIRES

QUARTO DOMINGO ? QUEIMADA DA ROÇA

A história de São Lourenço foi pesquisada e escrita pela acadêmica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Marta. Publicada aqui com adaptações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES