Lincoln Matos vence no STJ e será diplomado prefeito

Lincoln Matos vence no STJ e será diplomado prefeito

Prefeito, reeleito, Lincoln Matos | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu recurso impetrado pelos advogados do prefeito de São Miguel do Tapuio, José Lincoln Sobral Matos (PTB) e reconheceu nesta quinta-feira (13), a Extinção da Punibilidade pela Ocorrência da Prescrição da Pretensão Punitiva do mesmo.

"Ante o exposto, não conheço da impetração, concedendo, contudo, Habeas Corpus de ofício para declarar a Extinção da Punibilidade pela Ocorrência da Prescrição da Pretensão Punitiva”, disse o Ministro do STJ na DECISÃO. Um Telegrama Judicial de Nº MCD6T-44741/2016 foi enviado logo após a DECISÂO para o Tribunal de Justiça do Piauí, comunicando o teor.

De acordo com a defesa, a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sumina qualquer condenação contra o prefeito Lincoln Matos, pois com a PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA, a condenação deixa de existir e com isso Lincoln Matos está apto a exercer o mandato eletivo para o qual foi eleito. “Com o trancamento da ação penal não existem mais condenação, então se não existe condenação, também não pode fazer efeito à questão da ficha limpa”, disse um advogado de defesa.

O processo de deferimento da candidatura de Lincoln Matos ainda se encontra no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), através de “Embargos de Declaração”, mas está pautado para ser julgado na próxima segunda-feira (17). A defesa deverá juntar a decisão do STJ para que o relator considere os fatos.

Lincoln Matos teve a sua candidatura indeferida na Justiça eleitoral local e no Tribunal Regional Eleitoral, por ser condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí. Apesar do indeferimento, o mesmo entro com recurso e concorreu a eleição sub judice (quando existe recurso a ser julgado). Lincoln Matos obteve no pleito 5.867 votos, 43 a mais que seu adversário Pompilio Filho (PSB), que obteve 5.824 votos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES