Por unanimidade Câmara aprova o Plano Municipal de Educação

Por unanimidade Câmara aprova o Plano Municipal de Educação

Câmara Municipal de Vereadores | Filipe germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Vereadores de São Miguel do Tapuio aprovou por unanimidade na noite de ontem, 18 de junho, durante realização da sessão ordinária no Planário Carvídio Aurelio Sampaio o Projeto de Lei nº 026/2015 que institui o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015 – 2025.

A CAMARA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO TAPUIO decreta:

Art. 1º Fica aprovado o Plano Municipal de Educação para o decênio 2015-2025 (PME – 2015/2025) constante do Anexo desta Lei, com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição e conforme exigencia do art.8º da LeiFederal nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

Art. 2º  São diretrizes do PME – 2015/2025:

I. garantia do acesso, permanência do aluno na escola e sucesso na aprendizagem;

II.superação das desigualdades educacionais, com a elevação da escolaridade da população de 15 anos ou mais;

III. melhoria da qualidade do ensino;

IV. formação para o trabalho e cidadania;

V. redução do analfabetismo;

VI. promoção humanística, científica e tecnológica ; e

VII. valorização dos profissionais da educação.

Art. 3º  As metas previstas no Anexo desta Lei deverão ser cumpridas no prazo de vigência do PME – 2015/2025, desde que não haja prazo inferior definido para metas específicas.

Art. 4ºAs metas previstas no Anexo desta Lei deverão ter como referência os censos nacionais da educação básica e superior mais atualizados, disponíveis na data da publicação desta Lei.

Art. 5º  O município deverá promover a realização de pelo menos duas conferências municipais de educação até o final da década, com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PME – 2015-2025 e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Educação para o decênio 2025-2035.

Art. 6º  A consecução das metas do PME – 2015/2025 e a implementação das estratégias deverão ser realizadas em regime de colaboração entre a União, o Estado e o Município.

§ 1º  As estratégias definidas no Anexo desta Lei não elidem a adoção de medidas adicionais em âmbito local ou de instrumentos jurídicos que formalizem a cooperação entre os entes federados, podendo ser complementadas por mecanismos nacionais e locais de coordenação e colaboração recíproca.

§ 2º  O sistema de ensino do Município deverá prever mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas do PME – 2015/2025.

Art. 7ºO plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuaisdo Município deverão ser formuladosde maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias do PME – 2015/2025 , a fim de viabilizar sua plena execução.

Art. 8ºO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB será utilizado para avaliar a qualidade do ensino a partir dos dados de rendimento escolar apurados pelo censo escolar da educação básica, combinados com os dados relativos ao desempenho dos estudantes apurados na avaliação nacional do rendimento escolar.

§ 1º O IDEB é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, vinculado ao Ministério da Educação.

Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES