TSE defere candidatura de caso semelhante ao de Lincoln Matos

TSE defere candidatura de caso semelhante ao de Lincoln Matos

Prefeito, reeleito, Lincoln Matos | Filipe Germano
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Bordignon foi condenado por improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos, mas esta condenação ainda não transitou em julgado, circunstância que afasta a aplicação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº135/2010). No caso em questão, há recurso pendente de decisão (embargos de divergência) no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o que impede a declaração do trânsito em julgado da condenação, reconhecida pelas duas instâncias da Justiça gaúcha.

Por maioria de votos (6 a 1), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deferiu na ultima quinta-feira (27/10), o registro de candidatura de Daniel Luiz Bordignon (PDT) ao cargo de prefeito de Gravataí (RS). Bordignon obteve 45.374 votos, suficientes para sua eleição.

Relator do recurso, o ministro Henrique Neves, aplicou ao caso o que dispõe a Súmula 41 do TSE, segundo a qual “não cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre o acerto ou desacerto das decisões proferidas por outros órgãos do Judiciário ou dos Tribunais de Contas que configurem causa de inelegibilidade”.

Em seu voto, o ministro Henrique Neves afirmou que não cabe à Justiça Eleitoral ultrapassar e modificar o conteúdo de decisão proferida por outro órgão judicial para tentar a ocorrência de inelegibilidade. “Sendo incontroversa a pendência de embargos de divergência admitidos perante o Superior Tribunal de Justiça, não há como reconhecer, sem que haja pronunciamento proferido por aquela Corte superior, o trânsito em julgado da decisão e início de prazo de suspensão dos direitos políticos do candidato”. Assinalou.


ÓRGÃO JULGADOR: TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL - TSE

PROCESSO: RECURSO ESPECIAL Nº 0000132-73.2016.6.21.0173

RELATOR: MINISTRO HENRIQUE NEVES.

DATA DO JULGAMENTO: 27.10.2016.

FONTE: SITE DO TSE WWW.TSEJUS.BR.

O advogado e promotor de justiça aposentado Dr. Josué Soares, disse que o TSE deixou claro nessa decisão que prevalece na Corte Superior Eleitoral o entendimento, segundo o qual, A INELEGIBILDADE DECORRE DO “TRÂNSITO EM JULGADO DA CONDENAÇÃO”, ou seja, ainda que julgado e condenado, mas, havendo recurso pendente, o acusado tem seus direitos políticos preservados para todos os efeitos legais, inclusive o de candidatar-se, isto porque, somente após o trânsito em julgado de condenação tem início a suspensão dos direitos políticos, conforme ressaltou o Ministro Relator.


Dr. Josué entende ainda que a situação do prefeito Lincoln Matos é ainda mais favorável, isso porque sobre ele não pende mais qualquer condenação. Tendo em vista que o Superior Tribunal de Justiça (STJ), numa decisão datada de 11 de outubro de 2016, declarou a extinção da punibilidade, pela ocorrência da prescrição da pretensão punitiva da pena.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES