Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Defesa Civil, reforça o combate a estiagem com medidas estruturantes e emergenciais

Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Defesa Civil, reforça o combate a estiagem com medidas estruturantes e emergenciais

Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Defesa Civil | DR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São Raimundo Nonato é uma das cidades que recebe atenção especial do Governo do Piauí.

No início de 2012 foi entregue a maior adutora de água para o consumo humano na zona rural, com a extensão de 80 km, na região de cima (região do Novo Horizonte), realizada pelo Governo Wilson Martins, através da Secretaria da Defesa Civil, tendo à frente o Deputado Ubiraci Carvalho. Concluída a obra, a mesma foi repassada ao município, responsável pela sua manutenção.

Antes da atual estiagem, a água para consumo humano e animal e outras serventias era retirada de cisternas que acumulam águas pluviométricas ou recolhida de açudes e barreiros que secam normalmente no mês de junho.

A insuficiência das chuvas provoca a redução da oferta de água causando limitações e prejuízos. Nesta situação, muitas famílias dependem do sistema de abastecimento feito através de poços artesianos, do acúmulo de água em açudes e barragens e da água transportada através de carro pipa.

O Governo do Piauí, através da Secretaria da Defesa Civil, e com a atenção do Secretário Luiz Ubiraci de Carvalho, vem desenvolvendo várias ações para minimizar os efeitos da seca. Entre elas estão, a distribuição de água feita por carro pipa, a perfuração e instalação de poços tubulares e chafarizes, a reforma e reestruturação de poços pré-existentes com a substituição de bombas e colocação de caixas d?água, a limpeza e abertura de barreiros e construção de adutoras.

?O suprimento de água para a população afetada se dará de forma continuada até que se restabeleçam as condições normais de águas pluviais? ? informou o Secretário Ubiraci Carvalho.

Em São Raimundo Nonato muitas famílias de diferentes comunidades, foram beneficiadas com algumas dessas medidas. Entre elas, citamos: Serra dos Gringos, Lagoa do Pelado, Lagoa Grande, Mulungu, Macacos, Garça, Lagoa de Fora, Queimadinha, Barreirinho, Queimada Velha, São José, Cabaças, Caboclinho, Cachoeira do Epifânio, Cancela, Caraíba I, Firmeza, Baixão do Edgar, Lagoa do Peba, Lagoa das Cascas, Lagoa do Cubículo, Lagoa do Curral, Lagoa do Meio, Morro dos Largos, Novo Horizonte, Patos, São Vítor, Serrote, Tanque Novo e Vaca Brava, etc. Muitas outras comunidades estão sendo atendidas pela distribuição de água feita através de carros pipas.

Em todas elas há a importante atuação do Governador Wilson Martins e do Secretário da Defesa Civil, Professor Ubiraci Carvalho, que vem acompanhando de perto todas as ações. Suas visitas aos municípios atendidos são permanentes e já faz parte da sua agenda mensal.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES