Agricultores assinam contratos para compra de produtos da alimentação escolar

Agricultores assinam contratos para compra de produtos da alimentação escolar

Prefeito assinando contratos | Carlos Coêlho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cinquenta e dois agricultores do município de União assinaram nesta terça-feira (06), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contrato com a Prefeitura para o fornecimento de produtos de alimentação escolar no primeiro semestre de 2012. Serão comercializados nesta etapa: milho, melancia, cheiro verde, macaxeira, polpa de frutas, banana, alface, abobora e batata.

A medida atende a Lei 11.947/09, determina o mínimo de 30% da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para compra de produtos de agricultores familiares. ?Além de beneficiar a produção agrícola local, a aquisição de produtos da agricultura familiar garante que produtos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos cheguem às cantinas das escolas?, destacou a Secretária de Educação, Dolores Vieira.

Para ser um fornecedor do programa de alimentação escolar, o agricultor deve ter a habilitação junto ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). ?Com o DAP, os produtores podem participar de programas tanto do governo municipal, estadual como o federal?, ressaltou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Cecílio.

Para o Secretário de Agricultura a assinatura dos contratos é a garantia de compromisso que a Prefeitura de União assumiu no inicio de sua gestão. ?Valorizar o pequeno produtor e dar a ele a oportunidade de comercializar seus produtos tem sido a uma das missões do Prefeito José Barros. Por isso, esse programa cresce a cada ano?, frisou.

Durante a solenidade o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de União, Antônio José Barbosa, lembrou as dificuldades que o pequeno produtor tem para escoar sua produção. ?Eu lembro que em 2006 fomos convidados para uma reunião em Teresina, onde apresentaram para o sindicato esse programa. Quando voltamos a União procuramos a Prefeitura, a Secretaria de Agricultura e não fomos atendidos. Quero aqui parabenizar o prefeito pela iniciativa e dizer que hoje com esse incentivo o pequeno produtor tem como vender o que está produzindo?, relatou.

Segundo o prefeito José Barros este é um momento histórico. ?Essa lei veio para valorizar o agricultor e sua produção?. Segundo ele, a lei 11.947/09 começa a mudar a realidade do país. ?Tantas leis foram criadas que inviabilizaram a vida dos pequenos produtores e, com essa nova lei os caminhos começam mudar. Lembro que quando assinamos o primeiro contrato de aquisição da merenda escolar tínhamos apenas 16 agricultores. Esse número foi subindo a cada ano e hoje estamos assinando contrato com 52 produtores. Isso mostra os agricultores estão se organizando e acreditando no programa? afirma.

José Barros acredita que nenhum outro município do Piauí compra produtos da agricultura familiar com a diversidade que a Prefeitura de União vem comprando. ?Acredito que em breve os pequenos produtores União também estarão vendendo seus produtos para o comércio local, seja para um supermercado, nas feiras, nos mercadinhos, restaurantes. Para isso basta que eles se organizem?, frisou.

O prefeito agradeceu aos agricultores pela confiança depositada na prefeitura e a todos os segmentos que estiveram juntos para a realização deste trabalho. ?A assinatura deste contrato é muito mais do que a garantia de produtos na merenda escolar. É a mudança de uma realidade. É uma nova história que começa a ser escrita?, finalizou.

Fonte: ASCOM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES