MPPI trabalha para regularizar funcionamento dos serviços público

MPPI trabalha para regularizar funcionamento dos serviços público

Sede do Ministério Público de União | Aldo Melo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em União, o Ministério Público do Estado do Piauí tem trabalhado pela manutenção do funcionamento e da qualidade dos serviços públicos, principalmente nas áreas de saúde e de educação. Durante a greve geral dos servidores municipais, a 2ª Promotoria de Justiça da comarca intermediou acordo entre o sindicato da categoria e as Secretarias Municipais de Educação e de Administração. Por meio da celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), o MPPI conseguiu que o Município de União se comprometesse a efetuar o pagamento retroativo do reajuste do piso do magistério e a aplicar o reajuste sobre o segundo turno, entre outras medidas relacionadas à legislação relativa ao Conselho Municipal de Educação.

Na área da saúde, o foco é a regularização dos horários de funcionamento dos postos. De acordo com o apurado pela 2ª Promotoria de Justiça, atualmente essas unidades só funcionam das 8 às 11h da manhã, o que tem provocado diversos problemas para a população. O Ministério Público recebeu várias representações acerca de profissionais que não cumprem a carga horária regular e se recusam a prestar atendimento. Mesmo depois que a Secretaria Municipal de Saúde atendeu a algumas reivindicações da classe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, os profissionais têm mostrado resistência à implementação do segundo turno.

Diante do quadro, a Promotoria de Justiça instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público, com o objetivo de verificar o cumprimento dos horários de atendimento nos postos de saúde vinculados à Secretaria de Saúde de União, investigando também a inexistência de posto de saúde, unidade de saúde da família, unidade básica de saúde ou similar no Residencial Santa Helena. O MPPI também vai apurar suposta recusa por parte dos servidores da UBS Nazi Barros, no bairro Cruzeiro, a atender pacientes oriundos do Residencial Santa Helena.

“O descumprimento da carga horária por parte dos profissionais de saúde compromete o atendimento da população que necessita de assistência. A transparência das informações relacionadas aos serviços público de saúde é uma obrigação do Estado e um instrumento de controle social para toda a sociedade”, explica a Promotora de Justiça Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS). No caso de União, o Ministério Público apurou que a situação é crítica, sobretudo na zona rural, onde alguns servidores, embora registrem ponto, não cumprem o expediente.

O cumprimento da carga horária por parte de médicos e profissionais do SUS é uma reivindicação de toda a população brasileira. A mídia nacional já divulgou vários casos de fraudes ao registro de presença e de acúmulo irregular de cargos públicos. No Piauí, o Ministério Público tem trabalhado para coibir tais práticas, movendo ações para que os infratores sejam responsabilizados. O CAODS, em parceria com as Promotorias de Justiça, acompanha e atua em casos similares em todo o Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Piauí-MP-PI



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES