Abel Ferreira: por trás dos 5 títulos conquistados pelo Verdão

Com certeza você já ouviu o nome de Abel Ferreira, ex-lateral direito e atual treinador do Palmeiras. O técnico português assumiu o comando do clube em 30 de outubro de 2020

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com certeza você já ouviu o nome de Abel Ferreira, ex-lateral direito e atual treinador do Palmeiras. O técnico português assumiu o comando do clube em 30 de outubro de 2020, depois rescindir contrato com o PAOK, da Grécia. Durante o tempo que está à frente do verdão, o treinador tem colecionado títulos e movimentado as casas de apostas brasileiras. A diretoria palmeirenses se mostra satisfeita com Abel e, em março deste ano, anunciou a renovação de contrato do técnico até o final de 2024.

 

Em seu ano de estreia no Palmeiras, Abel conquistou dois títulos:  a Copa do Brasil, contra o Grêmio, e a Copa Libertadores, contra o Santos. No ano seguinte, em 2021,ganhou a Copa Libertadores novamente, desta vez em finaldisputada contra o Flamengo. Foi assim que o ex-lateral se tornou o único técnico estrangeiro a faturar duas taças da Libertadores à frente de um time brasileiro. Com a conquista do Campeonato Paulista de 2022, o português se tornou o primeiro treinador da história do clube alviverde a ganhar um título regional, um nacional e um internacional.

 

A história de Abel Ferreira com o futebol

 

Abel nasceu na pequena cidade portuguesa de Penafiel. E foi ali, naquela mesma cidade, que ele iniciou sua trajetória no futebol. Com muito foco e dedicação, se tornou jogador profissional em 1997 e seguiu no time da sua cidade natal até 2000. Abel não deixou os estudos de lado e também se formou em educação física.

 

Depois, o jogador mais caro da história do Penafiel, foi negociado com o Vitória de Guimarães, onde passou a ser comandado pelo técnico brasileiro Paulo Autuori. Além de Paulo, outro comandante brasileiro esteve presente e foi muito importante na carreira de Abel: Luiz Felipe Scolari, o Felipão, convocou o ex-lateral para defender a seleção portuguesa em 2008. 

 

Entre os anos de 2006 e 2011, o português teve sua passagem mais longa por um time, o Sporting. No clube, ele conquistou duas Supertaças e duas Taças de Portugal. Ao longo de sua trajetória como jogador profissional, o atual comandante do verdão marcou poucos gols: foram apenas 7. 

 

Abel Ferreira sempre foi um lateral direito de muita personalidade, mas uma série de contusões no ligamento do joelho esquerdo o impediram de seguir com a sua carreira. Sem condições físicas para seguir jogando, a aposentadoria chegou de forma precoce, aos 33 anos.

 

Foi então que Abel saiu de dentro das quatro linhas para atuar na beira do campo: ainda no Sporting, ele passou a comandar a divisão de base do clube. Em 2017, o técnico assinou com o Braga e teve a sua primeira oportunidade de dirigir um time da primeira divisão do futebol português. 

 

O ex-lateral apresentou ótimos resultados e colocou o time no 4º lugar da tabela do campeonato português, a melhor colocação da história do Braga até então. Dois anos depois, em 2019, o PAOK pagou uma multa de 2,5 milhões de euros para levar o técnico para a Grécia. O português comandou o time grego até o ano seguinte, quando aceitou o desafio de chefiar o Palmeiras.

 

Abel Ferreira no Palmeiras 

O ex-lateral foi anunciado oficialmente como técnico do Palmeiras em outubro de 2020. Dias depois, fez a sua estreia no comando do time ganhando do Bragantino pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Abel Ferreira seguiu mostrando resultados e fazendo história: ele é o treinador com o maior número de vitórias pelo verdão e ainda estabeleceu um recorde de jogos vencidos em sequência, um total de dez. Quando o assunto é Copa Libertadores, os números do português também impressionam: foram 15 vitórias em 20 confrontos

 

Abel é considerado uma das maiores revelações dessa geração de técnicos portugueses e disse que aceitou a proposta do Palmeiras porque acreditava que o time, com toda sua grandeza e tradição, seria capaz de ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Antes mesmo de assumir o comando do verdão, fez questão de deixar claro que não atravessaria o Atlântico para passar férias. 

 

O treinador, que já atuava na elite do futebol há três anos, estava em busca do primeiro título da sua carreira. E não demorou muito para que o ex-lateral realizasse este sonho: no dia 30 de janeiro de 2021, ele foi campeão da Libertadores apenas 26 jogos após assumir o comando do clube. No seu primeiro ano como treinador do verdão, Abel Ferreira ainda ganhou a Copa do Brasil. 

 

E os feitos do português não param por aí. Em novembro do mesmo ano, após bater o Flamengo, ele faturou sua segunda Libertadores. O quarto título veio em março de 2022, quando o time venceu o Atlético Paranaense e levou a Recopa Sul-Americana. 

 

Em abril, o Abel Ferreira conquistou o Campeonato Paulista em final disputada com o São Paulo. Alcançando a incrível marca de cinco títulos, Abel Ferreira consolidou, ainda mais, a sua trajetória vitoriosa no Palmeiras. 

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES