Capitães da Copa do Mundo querem usar braçadeira antidiscriminação no Catar

A Fifa está sendo pressionada por várias federações europeias de futebol que querem que seus capitães usem uma braçadeira contra a discriminação, com um desenho de coração arco-íris durante os jogos da Copa do Mundo no Catar.

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa está sendo pressionada por várias federações europeias de futebol que querem que seus capitães usem uma braçadeira contra a discriminação, com um desenho de coração arco-íris durante os jogos da Copa do Mundo no Catar. Atualmente, com os esportes indo muito além do entretenimento, vale a pena você ficar de olho nas novidades e o que acontece nos principais torneios – aproveite até para apostar em suas equipes favoritas e tente o bet365 código de bônus.

 

França e Alemanha, as duas últimas campeãs da Copa do Mundo, estão entre as seleções europeias de futebol que aderiram à campanha “OneLove”, criada pela Holanda. A Inglaterra e o País de Gales apoiam a iniciativa, que tem o objetivo de “enviar uma mensagem contra a discriminação de qualquer tipo”. Da mesma forma, Bélgica, Dinamarca e Suíça levantam essa bandeira. 

 

Suécia e Noruega – embora não tenham sido classificadas para a Copa do Mundo – também apoiaram a campanha com seus capitães usando a mesma braçadeira durante os jogos da Liga das Nações da Uefa.

 

As regras da Fifa proíbem as equipes de trazer braçadeiras com seus próprios designs para a Copa do Mundo e insistem que elas devem usar equipamentos fornecidos pelo órgão regulador. As braçadeiras são o mais recente campo de batalha para os jogadores e entidades divulgarem mensagens durantes as partidas de futebol.

 

“Usar a braçadeira juntos em nome de nossas equipes enviará uma mensagem clara quando os olhos do mundo se voltam para o jogo global”, disse o capitão da Inglaterra, Harry Kane, em comunicado. A federação suíça de futebol disse que queria que o capitão Granit Xhaka usasse uma braçadeira na qual “você pode ver um coração com cores diversas que representam a diversidade da humanidade”.

 

Os jogadores de futebol usaram os gramados para abraçar algumas causas nos últimos anos. Ajoelhar-se em campo era rotina antes dos jogos da Premier League por duas temporadas, após a morte de George Floyd, um homem negro morto por um policial nos Estados Unidos.

 

A Fifa apoiou esse ato e agora precisa decidir se apoia algumas de suas federações-membro mais influentes, em um gesto que pode constranger o Catar. A União das Federações Europeias de Futebol (Uefa) disse que “apoia totalmente a campanha OneLove, que foi desenvolvida pela Federação Holandesa. 

 

A campanha por braçadeiras antidiscriminação foi lançada um dia depois que o Emir do Catar falou na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, prometendo uma Copa do Mundo sem discriminação. “O povo do Catar receberá de braços abertos torcedores de todas as esferas da vida”, disse o Xeque Tamim bin Hamad al-Thani em seu discurso a outros líderes mundiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES