Confira jogos populares que também têm versão para celular

Apesar de games cada vez mais modernos, há quem ainda escolha pelos jogos tradicionais no smartphone. São várias opções para se divertir

| Evandro cavalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Não é novidade que os games fazem parte da rotina não só dos adolescentes. Eles têm chamando a atenção e aumentado os adeptos em todas as faixas etárias. Se para os pequenos o passatempo é uma descoberta divertida, para os adultos é uma forma de lazer, momento de esvaziar a cabeça, fugir do estresse diário, e tem ainda até quem escolhe essa área para se profissionalizar. Existe uma infinidade de games digitais, para todos os gostos, e que estão na moda.

Continua depois da publicidade

No entanto, se a modernização avança cada dia mais nesse universo, há aqueles que sentem saudades dos tradicionais jogos, como os de tabuleiro e cartas, por exemplo. E não é que a tecnologia resgatou essa diversão mais popular? Sim, é possível ter acesso aos jogos que lembram a infância de pais e avós, como damas, xadrez e dominó. Serve também para quem quer se familiarizar com essas modalidades, não tão novas. Tudo na ponta dos dedos, pelo celular, em qualquer que seja o sistema de operacionalização (iOS ou Android). E o melhor, a maioria sem pagar nada.

Tabuleiro e mesa

Continua depois da publicidade

Para os apaixonados por damas, os aplicativos oferecem uma experiência clássica, educativa e bem divertida, com modos para um jogador offline ou multiplayer online, opções de estatísticas e pontuação, além de dicas e tutoriais para facilitar tanto para quem nunca jogou quanto para quem precisa refrescar a memória.

No caso do xadrez, os apps são intuitivos e ocupam pouco espaço de memória do celular, mas não menos atrativos, já que disponibilizam temas variados e seleção de personalização. Muitos jogadores estão ligados e ativos nessa versão mobile, acontecendo partidas online, em tempo real. Ideal para jogar também com familiares ou com os amigos que moram longe.

Continua depois da publicidade

Para quem não tem ou não pode ter uma mesa de sinuca em casa, a dica é o jogo 8 Ball Pool. Nele, há a possibilidade de desafiar jogadores online, participar de torneios e ganhar pontos para subir no ranking mundial.

Cartas

Entre os jogos de cartas, há possibilidade de praticar blackjack, popularmente conhecido como “vinte-e-um”. As variantes dessa modalidade estão disponíveis em simulações de aplicativos descontraídos de passatempo e ainda em cassinos online.

Com baralho, existem aplicativos específicos para cada tipo: truco, buraco, cacheta, pife, canastra e o famoso jogo de paciência ou solitário. É possível ainda jogar o divertido Uno de várias maneiras: sozinho, em parceria com um amigo ou criando uma nova sala.

Mais jogos

O catálogo vai mais longe quando o assunto passa para games eletrônicos. Há alguns jogos retrô, como Baldur’s Gate, que migrou do computador para o mobile. E o Minecraft é o jogo mais popular do mundo.

E quem não se lembra dos jogos Sonic? Lançado em 1991 para Mega Drive, já uma diversão nos celulares desde 2013. Gratuito, o jogo vem completo e oferece também personagens alternativos, além de modos de desafios e corrida contra o tempo.

Assim como o Sonic, o Metal Slug, Crazy Taxi e Carmageddon apresentam versões especiais para smartphone. Clássicos de consoles ou PCs, no modo mobile agora permitem são ajustados para as telas menores e possuem mais opções de controles, inclusive por meio de toque.

Lazer e diversão

O smartphone pode ser um ótimo passatempo ou opção de lazer, principalmente aqueles que contam com ótimo hardware. São vários os benefícios, como estímulo ao raciocínio lógico, criatividade, agilidade, coordenação. Mas é preciso ficar atento e não exagerar, pois, mesmo com tudo isso de bom que eles podem oferecer, o excesso pode prejudicar a diversão.

Por isso, a dica de especialistas é a moderação. Alterne horas nos games com outras caminhando ou fazendo outras atividades. Para cada período no celular, é preciso levantar o olhar e direcioná-lo para outros objetos ou fazer pausas para descanso da visão.

Outra recomendação é criar regras de tempo de uso, estipulando horários que ficará diante da tela. Assim, de forma equilibrada, é possível aproveitar bem o dia — principalmente os momentos de folga.

 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES