Conheça Israel Adesanya, o lutador do momento no MMA

O nigeriano de 32 anos foi campeão do Ultimate Fighting Championship no peso médio e, com 11 vitórias seguidas, é o atual detentor do cinturão na categoria

| Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem acompanha de perto o UFC já ouviu falar de Adesanya. O lutador tem feito grandes exibições, conseguiu uma incrível sequência de vitórias e o tão almejado cinturão, o que chamou a atenção dos fãs de MMA e o tornou um destaque nos sites de apostas

 

Na franquia do UFC desde 2018, Israel tem uma longa experiência no mundo da luta, uma vez que já foi profissional de kickboxing com um cartel excelente. Fora do octógono, tem uma história de muita determinação e talento.  

A história de Israel Adesanya 

Nascido em 1989, na cidade de Lagos, na Nigéria, Israel é o mais velho de cinco filhos. Seu pai era contador e a mãe enfermeira, e, por isso, ele e seus irmãos tiveram uma infância comum. Ainda na escola, descobriu sua paixão pela luta.

 

O primeiro esporte que Adesanya escolheu praticar foi o Taekwondo, mas, após quebrar um braço, sua mãe decidiu tirá-lo dos treinos. Depois disso, se interessou pela dança e descobriu uma conexão entre o ritmo e a luta. 

 

Em 2001, a família nigeriana se mudou para Gana, onde permaneceram por 10 meses enquanto analisavam se iriam para os EUA ou não. Em busca de um melhor ensino para os filhos, foram morar em Rotorua, Nova Zelândia. 

 

Enquanto adolescente, não se interessou em praticar algum esporte no ensino médio. Com uma personalidade expressiva e por suas origens, Israel se sentia diferente e chegou a sofrer bullying de outros garotos.

 

Foi quando completou 18 anos que as coisas mudaram para o futuro campeão. Após assistir o filme Ong-Bak, estrelado por Tony Jaa, decidiu ser lutador e começou a treinar kickboxing.

A carreira como lutador

Assim que começou a praticar kickboxing o talento do garoto ficou nítido e logo ele começou a se destacar nos campeonatos amadores. A estatura física de Israel também contribuiu: tem 1,93m de altura e 203 cm de envergadura.

 

Ao alcançar um cartel de 32-0, Adesanya foi para a China iniciar sua carreira profissional no kickboxing, onde ficou seis meses e depois voltou para a Nova Zelândia. A partir disso passou a treinar artes marciais mistas e, aos 28 anos, fez sua primeira luta na modalidade, no Australian Fighting Championship de 2017.

 

Em menos um ano após sua estreia no MMA, foi contratado pelo UFC, venceu sua primeira luta por nocaute técnico e ainda levou o prêmio de Performance da Noite. Atualmente soma 11 vitórias seguidas na categoria peso médio, com quatro defesas de cinturão.

Cartel no UFC:

● 02/2018 - Rob Wilkinson - Vitória: Nocaute Técnico;

● 04/2018 - Marvin Vettori - Vitória: Decisão (dividida);

● 07/2018 - Brad Tavares - Vitória: Decisão (unânime);

● 11/2018 - Derek Brunson - Vitória: Nocaute Técnico;

● 02/2019 - Anderson Silva - Vitória: Decisão (unânime);

● 04/2019 - Kelvin Gastelum - Vitória: Decisão (unânime);

● 10/2019 - Robert Whittaker - Vitória: Nocaute;

● 03/2020 - Yoel Romero - Vitória - Decisão (unânime);

● 09/2020 - Paulo Borrachinha - Vitória: Nocaute Técnico;

● 03/2021 - Jan Blachowicz (pela categoria meio-pesado) - Derrota: Decisão (unânime);

● 06/2021 - Marvin Vettori - Vitória: Decisão (unânime);

● 02/2022 - Robert Whittaker - Vitória: Decisão (unânime).

 

Dentre essas vitórias, estão nomes de grandes lutadores como Anderson Silva, Yoel Romero e Marvin Vettori. Recentemente venceu o brasileiro Paulo Borrachinha e também Robert Whittaker em uma revanche, ambas valendo o cinturão peso-médio, deixando todos com o mesmo questionamento: será que existe algum lutador peso médio do UFC a altura de Adesanya?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES