Em carta aberta, Adriano repassa carreira e dificuldades em sua trajetória

“Você quer saber a verdade? Direto de mim? Sem caô? Então puxe uma cadeira, cara. Porque o Adriano tem uma história pra você”

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

 

Foto: Luca Ghidoni/Getty Images.

 

Ídolo brasileiro e ex-atacante da Seleção e da Inter de Milão, Adriano ‘Imperador’ rompeu o silêncio em texto publicado pelo site The Player’s Tribune. Em texto escrito em primeira pessoa, o ex-jogador falou sobre sua carreira e rebateu críticas sobre sua vida na favela.

Na carta, Adriano relatou sobre como quase foi dispensado do Flamengo em sua juventude, quando ainda atuava como lateral, e falou também sobre a sua primeira convocação brasileira, com apenas 18 anos, num jogo válido pelas Eliminatória da Copa de 2002, contra a Colômbia: 

“Tudo aconteceu muito rápido. Eu ainda morava com meus pais na época. E, na verdade, eu estava tirando uma soneca quando eles anunciaram a Seleção na TV. Minha mãe entrou na sala gritando: “Meu filho!”, e eu lá roncando para caramba. (...) Saí da cama e vi meu nome na TV .

 

 

A origem do Imperador e o amor pela Inter de Milão

Conhecido mundialmente como ‘Imperador’, Adriano ganhou esse apelido na Inter de Milão, mais precisamente num jogo amistoso contra o Real Madrid, onde sofreu uma falta e, na batida, impressionou o planeta pela força de seu chute ao marcar um golaço.

“As pessoas me perguntam o tempo todo sobre aquela cobrança de falta. Como, como, como? Como você chutou a bola com tanta força? Eu digo a eles: Ah, cara! Não sei! Eu bati com a esquerda e Deus fez o resto!”

Segundo Adriano, foi nesse momento em que o amor pelo time italiano começou: “o melhor” que já jogou. Também comentou sobre o então presidente do clube, Massimo Moratti, que reservou certa vez um ônibus para 44 parentes de Adriano realizarem um passeio pela Itália.

O início dos problemas

Os problemas de Adriano começaram de fato em 2004, logo após ser decisivo na conquista da Copa América daquele ano, ao marcar um gol na final contra Argentina. O ‘Imperador’ recebia a notícia de que seu pai tinha morrido.

“Eu realmente não queria falar sobre isso, mas vou te dizer que, depois daquele dia, meu amor pelo futebol nunca mais foi o mesmo. (...) Quando joguei futebol, joguei pela minha família. Quando marquei, marquei para a minha família. Então, quando meu pai morreu, o futebol nunca mais foi o mesmo. (...) Fiquei tão deprimido, cara. Comecei a beber muito. Eu realmente não queria treinar. Não teve nada a ver com a Inter. Eu só queria ir pra casa. Nem todas as lesões são físicas, sabe?”

Vinda para o Brasil

Após desgaste com Mourinho e com a imprensa da Itália, Adriano voltou ao Brasil para jogar por empréstimo no São Paulo, onde procurou ajuda do REFFIS (Núcleo de Reabilitação Esportiva Fisioterápica e Fisiológica).

 

“Adriano desistiu de milhões para voltar pra casa. Sim, talvez eu tenha desistido de milhões. Mas quanto vale a sua paz de espírito? Quanto você pagaria para ter de volta a sua essência?””.

Ao retornar para o Rio de Janeiro, para jogar no Flamengo, o ex-atacante comentou que não gostaria de ser mais o ‘Imperador’. Mas, nessa volta, relatou que sentiu alegria em jogar bola, algo que não tinha mais. Também relembrou sobre a “resenha” com o grupo, que após 17 anos deu um título brasileiro à torcida rubro-negra.

 

“Nunca fui completamente o mesmo depois que meu pai faleceu, mas naquela temporada eu realmente me senti em casa. Senti alegria novamente. Eu voltei a ser o Adriano (...) Eu ganhei quase tudo. E eu tive uma vida incrível, do c******, cara. Sempre tive muito orgulho de ser o Imperador. Mas sem Adriano, o Imperador não presta! Adriano não usa coroa. Adriano é o menino da favela que foi tocado por Deus. Você entende agora? Você vê? Adriano não sumiu nas favelas. Ele apenas voltou pra casa”.

 

O mundo da bola sempre terá a dúvida: Adriano Imperador tinha grandes chances de se tornar um dos maiores jogadores de todos os tempos?

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES