Jalapão: Dicas para Viajar ao Paraíso do Tocantins

6 destinos imperdíveis para quem vai conhecer uma das regiões mais bonitas do País.

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um oásis natural repleto de dunas, cachoeiras e formações rochosas, o Parque Estadual do Jalapão é um dos mais belos destinos do Cerrado brasileiro.

Pouco explorado, o destino permanece preservado e oferece aos viajantes o mais puro contato com a natureza.

Quem procura paz e tranquilidade, mas não abre mão de viver momentos de aventura, com certeza vai se encantar com as possibilidades que o Jalapão oferece.

'Jalapa'

Ao norte do país, a região do Jalapão ocupa uma área do tamanho de Sergipe, e é composta por oito cidades. 

Por lá, nada de trânsito caótico ou baladas barulhentas. O Jalapão é rústico. É para quem gosta de viver experiências em contato com a natureza bruta, e desfrutar de belezas resguardadas das mãos humanas.

Como chegar

Quem está acostumado com rodovias como a Imigrantes, em São Paulo, pode não se sentir muito contente durante os 300 km que separam o Jalapão de sua capital, Palmas - onde fica o aeroporto mais próximo da localidade.

Quem vai viajar através de agência de turismo, não tem que se preocupar muito com o traslado, porque os próprios agentes fazem isso, mas quem vai fazer o tour por conta própria, precisa se atentar à pouca infraestrutura rodoviária da região.

Ao desembarcar, é possível pegar um ônibus interestadual para chegar ao paraíso, mas essa, certamente não é a opção mais confortável.

Quem dirige, ou está viajando com alguém que o faça, tem como melhor alternativa, alugar um carro próprio para off-road, com tração nas 4 rodas.

As estradas são bastante acidentadas e com poucas possibilidades de socorro em caso de pneus furados, atolamento, superaquecimento de motor, entre outras possíveis intempéries, então, fica reiterado:

  • Melhor opção: Viajar com uma agência de turismo

  • Segunda opção: Se viajar por conta própria, alugar um carro com tração nas quatro rodas.

  • Terceira opção: Se viajar por conta própria, utilizar os ônibus interestaduais para chegar ao Jalapão.

  • Quarta (e muito arriscada) opção: Utilizar um carro comum entre os percursos da viagem.

O que fazer no Jalapão?

Depois de esclarecer que o trajeto entre o aeroporto e o Jalapão não é, exatamente, um conto de fadas, fica um tanto mais subentendido que, se o local não fosse realmente incrível, não teria se tornado um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Dito isso, é justo avisar que este conteúdo precisaria de muitas páginas para conseguir descrever as atrações e belezas naturais da região, e que, por isso, será feito abaixo, apenas, um breve compilado de passeios imperdíveis para quem pretende visitar o “Jalapa”.

1- Fervedouro

Uma espécie de lagoa formada em uma nascente subterrânea, que possibilita uma experiência quase mística aos viajantes, que podem flutuar em águas que não permitem que se afoguem. - É algo difícil de explicar, mas quem vive a experiência, não esquece.

2- Lagoa do Japonês

Não exatamente no circuito do Jalapão, a Lagoa do Japonês tem sido cada vez mais visitada pelos turistas que vão para o Tocantins conhecer a região.

Lá, há uma gruta alagada com águas azuis, interligada a um lago raso com águas verdes cristalinas, compondo um cenário perfeito para mergulhos e flutuações.

3- Morro do Gorgulho

O Morro do Gorgulho e suas esplêndidas formações rochosas em tons de vermelho são outras das belíssimas vistas possíveis no Jalapão.

Quem gosta de fazer fotografias e/ou explorar trilhas, não pode abrir mão de um passeio pela região.

4- Pedra Furada

A Pedra Furada é uma das localidades mais visitadas por quem viaja ao Jalapão.

A região é tão surreal que fica difícil descrevê-la de forma justa, pois não importa o que seja dito, só quem vê, ao vivo, o trabalho que o tempo executou naquele local, pode compreender do que se trata.

Em um resumo muito simplista, fala-se de arcos de arenitos que parecem com grandes portas, feitos pela ação natural de ventos e chuvas, mas essa definição, certamente, não oferece a descrição que o local merece.

5- Cachoeira da Fumaça

45 km de queda d’água.

Não é preciso dizer mais nenhum motivo para que qualquer pessoa que possa, vá conhecer este lugar.

6- Morro da Catedral

Uma rocha que lembra, muito, um grande templo, e, por isso, recebeu o nome de Morro da Catedral.

Trata-se de um dos monumentos naturais mais imponentes do Jalapão e merece ser visitado. Principalmente por quem gosta de se aventurar em trilhas a pé ou de bicicleta.

Para chegar ao topo do Morro da Catedral é preciso ter uma dose extra de energia e disposição, além de garrafinhas de água, roupas leves e calçado confortável, mas a vista faz com que cada gota de suor seja recompensada.

Uma semaninha…

Antes de finalizar as dicas de passeios no Jalapão, fica uma última sugestão: 

Como o destino é distante da capital e as estradas são bastante complicadas, os trajetos podem se tornar um pouco cansativos.

O ideal é que o dia da chegada seja um dia de adaptação e descanso e que o dia da partida seja destinado à organização da viagem de retorno.

Para não acabar deixando muitos passeios para trás, é recomendável que os viajantes tenham, pelo menos, uma semana livre para mergulhar nessa experiência turística, assim é possível desfrutar do que o Jalapão tem de melhor e já preparar uma listinha do que visitar na próxima oportunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES