Quais foram os hábitos dos brasileiros que mudaram após covid-19?

A pandemia de Covid-19 mudou muita coisa na nossa rotina. Se você costumava sair muito para comer em restaurantes, agora deve preferir pedir um delivery, ou até cozinhar em casa.

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia de Covid-19 mudou muita coisa na nossa rotina. Se você costumava sair muito para comer em restaurantes, agora deve preferir pedir um delivery, ou até cozinhar em casa. As contas de serviços de streaming que você assina devem ter se multiplicado, e você pode até ter deixado de sair de casa com uma máscara já no rosto, mas com certeza leva uma no bolso só por garantia. 

Mas você já parou para pensar nos seus hábitos de higiene e cuidado pessoal?  Em meio a tantas coisas ruins, alguns hábitos pós-pandemia podem ter vindo, então, para o bem. E a Cleanipedia, um portal que referência em dicas de limpeza e cuidados com o larseparou algumas dicas, por exemplo, a de tirar os sapatos antes de entrar em casa.

Afinal, sempre tem uma coisinha aqui e outra ali que podemos incorporar na nossa rotina para aumentar a segurança sanitária e alimentar. Separamos alguns desses hábitos – que alguns já adotaram e outros podem ainda adotar – nessa lista. 

Higienizar as embalagens de mercado

Já mencionamos a higienização de alimentos, agora é a vez das embalagens. Ao longo da cadeia de distribuição dos produtos que você encontra no supermercado, eles são manuseados de diversas formas e entram em contato com diversos materiais sobre os quais não temos muito controle. Pode até parecer que a caixa de leite ou a latinha de molho de tomate estão limpinhas, mas nem sempre a sujeira é visível. 

Sabendo disso, muita gente passou a higienizar embalagens com álcool durante o isolamento com medo de um vírus específico, mas acabou adotando uma prática que elimina não só o corona como outros vírus e bactérias. 

Ainda assim, vale tomar alguns cuidados para não comprometer a integridade das embalagens e, consequentemente, o armazenamento dos alimentos.

Retirar os sapatos ao entrar em casa

Na vontade de manter o vírus fora de casa, nem os sapatos se livraram da inspeção. Muita gente passou a tirar os calçados antes de entrar e a separar os sapatos que usam fora e dentro de casa. 

Como não vivemos em um país que mantenha essa cultura de forma mais geral, esse pode ser um hábito difícil de manter no pós-pandemia. Afinal, algumas visitas podem não gostar muito de ter que tirar os sapatos todas as vezes que forem entrar na sua casa. Já pensou em dar uma festa com todos os convidados de pés descalços? 

No entanto, enquanto os encontros com família e amigos ainda for limitado pelo isolamento social, essa pode ser uma prática a mais para manter a higiene dentro de casa. 

Carregar álcool em gel no bolso

O álcool em gel virou uma espécie de símbolo da higiene durante a pandemia, tornando- se recorrenteem entradas de estabelecimentos e corredores de escolas e empresas. E, assim como a máscara, virou comum carregar sempre um frasquinho de álcool em gel na mochila, no carro ou no próprio bolso.

Apesar de não substituir a lavagem das mãos com água e sabão, é uma boa alternativa para quando fazer isso não é possível. No entanto, é necessário manter alguns cuidados quanto ao armazenamento e uso do álcool em gel. 

Infelizmente, a pandemia trouxe também o aumento de casos de intoxicação por essas substâncias. A ingestão de álcool em gel, assim como de qualquer outro produto de higiene, pode causar danos à saúde. Certifique-se de sempre utilizar produtos que atendem às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES