Uruçuí em 30º lugar a nível nacional no Índice Firjan de Gestão Fiscal

Mais uma vez Uruçuí se destaca no Indice Firjan e ocupa 2º lugar no Piauí e 30º no Brasil

| Evandro Carvlho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com base em dados oficiais, o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) analisa as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. A análise de 2020aponta graves problemas de gestão fiscal e revela que 1.704 cidades brasileiras não se sustentam, já que a receita gerada localmente não é suficiente nem para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da Prefeitura. 

O estudo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apresenta que no ano de 2020, na média, os municípios apresentaram uma gestão fiscal difícil. O IFGF médio dos municípios atingiu 0,5456 ponto. A gestão dos recursos públicos ainda é um desafio para mais da metade dos municípios brasileiros: 57,7% dos municípios avaliados apresentaram gestão fiscal difícil ou crítica. São 3.024 cidades nessa situação e a análise dos fatores que explicam esse quadro evidencia as questões estruturais que impedem a melhor gestão dos recursos públicos: 

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo de 1 melhor a gestão fiscal do município. 

IFGF – Resumo

O IFGF é composto por quatro indicadores:

IFGF Autonomia – 32,5% das prefeituras não se sustentam: não geram receitas suficientes para financiar sua estrutura administrativa.

IFGF Gastos com Pessoal – 34,7% das cidades em situação crítica: gastam mais de 54% da receita com pessoal.

IFGF Liquidez – 10,7% das prefeituras no “cheque especial”: terminaram 2020 sem recursos em caixa para cobrir as despesas postergadas para o ano seguinte.

IFGF Investimentos – 27,6% dos municípios com nível crítico: investem em média apenas 4,6% da receita.

Uruçuí - PI

A cidade de Uruçuí tem a 30º colocação dentre os 5239 municípios analisados do país no IFGF, com a observação, de que possui notas superiores a todas as capitais brasileiras analisadas em 2020.

 

No estado Uruçuí apresentou a segunda colocação no ranking, que apresenta a capital Teresina em 19º, Floriano em 28º, Parnaíba em 115º e Picos em 178º.

Uruçuí vem em uma evolução no índice, sendo que desde o ano de 2018 está na avaliação do IFGF, como uma cidade de excelência fiscal.

 

Subindo de uma nota 0,3449 em 2014 para 0,9758 em 2020.

São dados que mostram, que com a Gestão do Prefeito Wagner Coelho, Uruçuí está na contramão das maiorias das cidades brasileiras, em franco crescimento e com uma gestão fiscal com compromisso com os munícipes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES