Uruçuí terá ponto de coleta de DNA no município

Uruçuí terá ponto de coleta de DNA para campanha nacional em busca de pessoas desaparecidas

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uruçuí irá participar da campanha nacional de coleta de DNA. A ação é promovida pelo o Ministério da Justiça e Segurança Pública e visa  ampliar o bancos de dados de material genético usado na busca por pessoas desaparecidas. A ideia é estimular que familiares compareçam para se submeter ao procedimento, um esfregaço da bochecha com cotonete, permitido o cadastro no sistema. 

Os pontos de coleta serão distribuídos em todo o país de acordo com as Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal e devem receber voluntários entre os dias 14 e 18 de junho. Em Uruçui, o ponto de coleta será na Delegacia Regional de Polícia Civil.

"O material biológico permite, de forma mais ágil, o cruzamento com as pessoas encontradas", explica o Ministério da Justiça. Segundo a pasta, o Banco Nacional de Perfis Genéticos tem mais de 3,6 mil amostras não identificadas. Já os cadastros de DNA de familiares de pessoas desaparecidas não passam de 3 mil. "A ampliação do banco vai possibilitar o crescimento na identificação das pessoas localizadas e de restos mortais", acrescenta. 

A coleta deve ser feita em familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe; filhos e o genitor do filho da pessoa desaparecida; irmãos. 

A ação é voluntária, indolor e precedida da assinatura de um termo de consentimento. O perfil genético armazenado não é usado para nenhum outro fim, além da identificação do parente desaparecido, garante a pasta. 

Pessoas interessadas na campanha, podem entrar em contato para tirar dúvidas através dos seguintes telefones:  Perícia Criminal (89 ) 98812 7555, Delegacia de Polícia (89) 9932 8253, Instituto de DNA Teresina (86) 99455 2115. O endereço do local de coleta é a Delegacia de Polícia Civil, Rua Pista de Pouso, s/n. Aeroporto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES