mais

Verstappen ultrapassa Hamilton na penúltima volta e vence GP da França

Após largada ruim, holandês perde a liderança, mas volta ao primeiro lugar com estratégia de duas paradas. Hamilton e Pérez completam o pódio, respectivamente.

Verstappen ultrapassa Hamilton na penúltima volta e vence GP da França
| Evandro Carvalho

23E8052E-2FB6-4550-BAF3-654A02679082.png

Foto: Mark Thompson/Getty Images.

 

No toque e na estratégia: Max Verstappen voa no fim, ultrapassa Lewis Hamilton na penúltima volta e vence o Grande Prêmio da França, realizado no último domingo (20), pela 7ª etapa do Mundial de Fórmula 1. O mexicano Sergio 'Checo' Pérez, seu companheiro de equipe, fecha em terceiro.

O piloto da Red Bull largou na pole-position, mas errou logo na primeira curva, permitindo a ultrapassagem de seu rival de pista Lewis Hamilton. O heptacampeão liderou a prova até os momentos finais.

Estratégia

Hamilton, ao assumir a liderança, conseguiu abrir boa vantagem sobre o rival até a primeira rodada de pit stops. Na troca dos pneus médios pelos duros, o britânico não conseguiu voltar para a pista na frente de Verstappen, que tomou a 2ª posição e voltou para a ponta quando seu companheiro de equipe, Pérez, parou.

 

Na volta 32, Verstappen parou novamente para colocar pneus médios, retornando em 4°. Nesse momento o holandês ganhou força ao realizar as voltas mais rápidas da prova. Enquanto isso, Pérez cedeu ao colega o 3° lugar.

De outro lado, a Mercedes optou por apenas um pit stop tanto para Hamilton quanto para Bottas. Dez voltas depois de fazer a sua 2ª parada, Verstappen grudou no finlandês e iniciou seu processo de ataque contra a equipe alemã.

Troca de bastão?

O UOL Esporte estreou ontem o Fim de Papo F1, com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes. Eles debateram se a Fórmula 1 está vivenciando a queda de Hamilton e a ascensão de Verstappen.

Para Seixas, estamos vivenciando um novo cenário: "Acho que a gente está assistindo a uma troca de bastão. Já vimos isso em outros momentos na Fórmula 1. Existem algumas corridas que marcam essa passagem. Lembro do Alonso segurando o Schumacher na Itália. Naquele momento, a gente falou 'esse moleque é bom e vai ser um campeão do mundo'. Agora estamos vivendo um momento parecido”.

Além disso, comentou também sobre a evolução de Verstappen: "Estamos vendo um Verstappen maduro. Ele não se desesperou com o erro na primeira volta. Fez essa estratégia que, por si só, já era o suficiente para ficar à frente do Hamilton. Surpreendeu ao parar de novo, colocar pneus médios e, mesmo assim, vencer a prova. Foi um duro golpe para a Mercedes. Não por coincidência, o engenheiro do Hamilton entrou pelo rádio e disse 'essa fica na nossa conta'. É um momento de virada".

Classificação e calendário

Verstappen continua com o primeiro lugar no Mundial de Pilotos, agora com 131 pontos contra 119 de Hamilton.

A 8ª corrida de 2021 será já no próximo domingo (27), o Grande Prêmio da Estíria. No final de semana seguinte (4), a 9ª etapa será o Grande Prêmio da Áustria, ambos na cidade de Spielberg.

Será que teremos um novo campeão neste ano?

 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail