7ª Gerencia Regional de Saúde promove Encontro Regional Sobre a Vacina Anti-rábica

7ª Gerencia Regional de Saúde promove Encontro Regional Sobre a Vacina Anti-rábica

O encontro aconteceu no auditório da 7ª GRS. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 7ª Gerencia Regional de Saúde de Valença do Piauí realizou na manha desta sexta-feira 28 de agosto um Encontro Regional envolvendo 14 municípios do território Vale do Sambito para discutir temas relacionados a campanha do dia D da Vacina Anti-rábica na região.

De acordo com a gerente da 7ª Regional de Saúde de Valença Maria de Fátima Coelho o objetivo desse encontro é mobilizar toda comunidade e profissionais da área de saúde a importância da vacinação nos seus municípios. ?Aqui no município iremos disponibilizar 15 postos de vacinação com a finalidade de erradicar a raiva animal através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença, vamos trabalhar para manter toda nossa região imunizados e protegidos de uma doença tão grave que é a raiva animal.? Enfatizou a 7ª Regional de Saúde Maria de Fátima Coelho.

A medica veterinária da Secretaria Estadual de Saúde Layna Soares palestrante do encontro fala da importância da campanha de vacinação anti-rábica em entrevista ao Jornal Grande Rede da Radio Cidade FM, alerta a população para levar seus bichanos para receberem a vacina e disse que para ser vacinado, é necessário que o animal tenha mais de um mês de idade e esteja acompanhado pelo responsável.

A doença denominada Raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre.

No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. ?Daí a importância da intensificação da vacinação no interior do município.? Outros reservatórios silvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato do mato, jaritataca, guaxinim e mangusto.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

No homem imunidade é conferida através de vacinação acompanhada, ou não, pelo soro anti-rábico em casos de agressão do animal. No animal a imunidade é conferida pela administração anual da vacina.

A campanha da vacinação anti-rábica acontecerá em toda região no dia 18 de setembro e vai até o dia 22 de outubro de 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Saude, portanto não deixe de vacinar o seu animal e garantir a sua saúde e bem-estar dos animais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES