Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

7ª Gerencia Regional de Saúde promove Encontro Regional Sobre a Vacina Anti-rábica

7ª Gerencia Regional de Saúde promove Encontro Regional Sobre a Vacina Anti-rábica
O encontro aconteceu no auditório da 7ª GRS. | Raimundo Barbosa
Compartilhe

A 7ª Gerencia Regional de Saúde de Valença do Piauí realizou na manha desta sexta-feira 28 de agosto um Encontro Regional envolvendo 14 municípios do território Vale do Sambito para discutir temas relacionados a campanha do dia D da Vacina Anti-rábica na região.

De acordo com a gerente da 7ª Regional de Saúde de Valença Maria de Fátima Coelho o objetivo desse encontro é mobilizar toda comunidade e profissionais da área de saúde a importância da vacinação nos seus municípios. ?Aqui no município iremos disponibilizar 15 postos de vacinação com a finalidade de erradicar a raiva animal através da vacinação de cães e gatos, que são os principais transmissores da doença, vamos trabalhar para manter toda nossa região imunizados e protegidos de uma doença tão grave que é a raiva animal.? Enfatizou a 7ª Regional de Saúde Maria de Fátima Coelho.

A medica veterinária da Secretaria Estadual de Saúde Layna Soares palestrante do encontro fala da importância da campanha de vacinação anti-rábica em entrevista ao Jornal Grande Rede da Radio Cidade FM, alerta a população para levar seus bichanos para receberem a vacina e disse que para ser vacinado, é necessário que o animal tenha mais de um mês de idade e esteja acompanhado pelo responsável.

A doença denominada Raiva é uma encefalite viral aguda, transmitida por mamíferos, que apresenta dois ciclos principais de transmissão: urbano e silvestre.

No ciclo urbano, as principais fontes de infecção são o cão e o gato. No Brasil, o morcego é o principal responsável pela manutenção da cadeia silvestre. ?Daí a importância da intensificação da vacinação no interior do município.? Outros reservatórios silvestres são: macaco, raposa, coiote, chacal, gato do mato, jaritataca, guaxinim e mangusto.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.

No homem imunidade é conferida através de vacinação acompanhada, ou não, pelo soro anti-rábico em casos de agressão do animal. No animal a imunidade é conferida pela administração anual da vacina.

A campanha da vacinação anti-rábica acontecerá em toda região no dia 18 de setembro e vai até o dia 22 de outubro de 2010 em parceria com a Secretaria Municipal de Saude, portanto não deixe de vacinar o seu animal e garantir a sua saúde e bem-estar dos animais.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar