Casa Renascer, CEPAVA e Grupo Jovens em Ação realiza o Mês da Consciência Negra em Valença

Casa Renascer, CEPAVA e Grupo Jovens em Ação realiza o Mês da Consciência Negra em Valença

Festa da Beleza Negra com a escolha do Mister e Miss Beleza Negra 2011. | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve inicio no dia 10 e vai até o dia 25 novembro a Programação do Mês da Consciência Negra em Valença.

A programação é composta por Oficinas, Campanhas, Encontro de Formação Sobre Legislação Etnico Racial e no dia 19 acontecerá no Kanto Azul a Festa da Beleza Negra com a escolha do Mister e Miss Beleza Negra 2011.

O mês de novembro é considerado o Mês da Consciência Negra. Data instituída pelo movimento negro do Brasil e faz referencia ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência negra.

Durante séculos, aprendemos que ser negro era sinônimo de escravidão, inferioridade, preguiça e marginalidade. No entanto, contraditoriamente, examinando a história do povo negro no Brasil, nos deparamos com uma incontestável, contribuição social e herança cultural. Não é por coincidência que somos o país com o maior numero de negras e negros fora do continente africano, mas sim porque estas pessoas, seqüestradas de sua terra, resistiram a todo sofrimento ao qual foram submetidas e tornaram-se, as principais responsáveis pelo país que construímos.

A Semana da Consciência Negra, é um convite a todas e todos, à reflexão sobre a trajetória de luta e resistência da comunidade negra no Brasil. E dessa maneira, é uma forma de contribuir com o combate ao racismo, assim como resgatar a identidade racial, a auto estima e a cidadania do povo negro.

Nenhum indivíduo pode ter acesso à cidadania plena se não souber quem é e de onde veio. Por esse motivo, acreditamos que a formação é um dos elementos fundamentais no processo de inclusão social. Sendo a identidade racial de um povo intrinsecamente ligada a sua formação enquanto povo, o acesso à reflexão sobre sua história étnica não pode ser negligenciado, uma vez que é a partir de suas raízes culturais que este povo se manifesta socialmente. No momento histórico em que vivemos, quando o preconceito racial e social, apresenta-se de forma ainda mais forte, despertar a auto-estima das pessoas é uma necessidade básica, essencial para que elas possam se incluir socialmente.

A organização do evento é da Casa Renascer, CEPAVA, Grupo Jovens em Ação com o apoio do Ponto de Cultura Preta Mao de Onça e Secretaria de Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES