Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Historiador conta a História da Saborosa Cajuína de Valença

Historiador conta a História da Saborosa Cajuína de Valença
Hoje, a cajuina ganhou espaço e novas marcas. | Raimundo Barbosa
Compartilhe

A flora valenciana é bastante eclética, uma vez que sofre influência do clima tropical seco com chuvas esparsas de verão, ou mesmo o que na atualidade se identifica como o semi-árido ocasionado pela baixa pluviosidade que vem ocorrendo nas últimas décadas.

Tudo isso influi, consideravelmente, no aspecto da vegetação o que torna mais ou menos caracterizada. A vegetação nativa da Região do município de Valença do Piauí é plural. Dentre as quais destaca-se o cajueiro, que fornece cajus saborosos.

A produção do caju é tamanha daí a população utilizar para fazer sucos, doces, cajuína, vinhos e similares, até mesmo na gastronomia através de saborosos pratos.

A história da cajuína em Valença se projeta desde o final da década de setenta do século XIX, através de dona Laura Soares Portela, irmã do Cônego Acylino que confeccionava cajuína, uma vez que o ?Cônego Acylino?, apreciava a bebida desde que morava em Oeiras-PI. Chegando à Valença, deu continuidade a seus hábitos e costumes, dentre os quais o de degustar cajuína, com um diferencial, ?in natura?, sem passar pelo banho Maria.

No início, a cajuína era utilizada só pra família e amigos. Hoje, a bebida ganhou espaço e novas marcas.

O importante é que bebida tipicamente piauiense projeta-se através de sua forma natural para se tornar referência dentro das bebidas típicas do Piauí, graças ao empenho do povo piauiense que a cada instante busca sua identidade cultural.

Por António José Mambenga (Historiador).


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar