Juíza julga improcedente ação contra a prefeita Ceiça Dias

Juíza julga improcedente ação contra a prefeita Ceiça Dias

juiza Keylla Procópio | Portalv1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A juíza da 18ª Zona Eleitoral de Valença Drª Keylla Procópio (foto) julgou improcedente, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pela Coligação Nossa União é com o Povo (PMDB, PT, PMB, DEM PV), encabeçada pela candidata Liduina Alencar, contra a prefeita Ceiça Dias, vice-prefeito Benedito Gomes e o ex-prefeito Walfredo Filho.

Na ação, a coligação acusava os investigados de abuso de poder politico durante a campanha eleitoral pelo fato da coligação liderada pela prefeita Ceiça Dias ter utilizado a cor Verde em sua campanha, a mesma cor usada pelo ex-prefeito Walfredo Filho na pintura dos órgãos públicos do município, o que segundo a coligação configuraria abuso do poder político em benefício à candidatura da prefeita Ceiça Dias apoiada pelo ex-prefeito.

Em suas defesas, a prefeita Ceiça Dias e o vice-prefeito Bendito Gomes contestaram a afirmação dizendo que o uso da cor verde deu-se por exclusão, uma vez que as demais coligações já tinham se apossados das cores azul, vermelho e laranja. Disseram ainda que a candidata não fazia parte do governo municipal, não tendo assim nenhum poder decisório sobre as ações da prefeitura municipal.

Por sua vez, o ex-prefeito Walfredo Filho disse que sua gestão pintou os prédios em 2013, antes do pleito eleitoral.

Sobre a afirmação do ex-prefeito, a juíza reconheceu não haver um direcionamento politico em que trata a AIJE, no entanto afirmou que o ex-prefeito causou prejuízos ao erário ao realizar serviços de pintura em prédios públicos que não estavam necessitando deste tipo de manutenção. Ela afirmou que a Justiça Eleitoral não tem competência para julgar esse tipo de processo.

“Tais fatos necessitam ser objeto de ação específica com o fito de se apurar eventual improbidade administrativa, o que se encontra fora da competência deste juízo” disse.

   

Após ter ouvido as partes envolvidas e o parecer final do Ministério Publico Eleitoral a magistrada proferiu sua decisão.

“Dito isto, considerando o que mais nos autos consta, em consonância com o parecer ministerial, por não considerar caracterizado o abuso alegado, julgo improcedentes os pedidos apresentados na presente ação” concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES