Parceria entre IFPI e prefeituras garante cursos para Valença

Parceria entre IFPI e prefeituras garante cursos para Valença

IFPI assina termo de compromisso com 57 municípios para qualificação do Pronatec. | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase oito mil vagas para cursos de formação continuada (FIC) serão criadas a partir dos termos de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e as prefeituras de 57 municípios piauienses, assinados na manhã desta segunda-feira (20). O encontro objetivava formalização de parceria para oferta de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Emprego e ao Ensino Técnico (Pronatec).

O evento, que aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, do Campus Teresina Central, contou com a presença de vários prefeitos, representantes municipais e técnicos da entidade ofertante, no caso o IFPR.

Segundo o coordenador geral do Pronatec na instituição, Renato Sérgio, serão disponibilizadas 7.915 vagas em cursos gratuitos, com duração mínima de dois meses.

?As vagas são destinadas a trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, desempregados, pessoas com deficiências, pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico, estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos?, explica o coordenador.

O coordenador informa ainda que as parcerias com as prefeituras saltaram de 19, em 2013, para 57, em 2014, depois do sucesso dos primeiros cursos que tiveram um índice de empregabilidade de 77%.

?O sucesso dos cursos, dentro dos arranjos produtivos locais, refletiu em uma maior procura dos municípios direto com as instituições demandantes, como os ministério da educação, do desenvolvimento social, da cultura, entre outras, ou diretamente com o IFPI?, destaca Renato Sérgio. O coordenador acrescenta que uma nova pactuação, momento para os municípios terem suas demandas analisadas, acontece em abril próximo.

Fonte:appm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES