Prefeitura Municipal de Valença realiza Dia D da Campanha Novembro Azul

A ação direcionada para o público masculino foi realizada no Centro Social Urbano (CSU), onde aconteceu palestra informativa, atendimento médico e um bingo

VALENCA DO PIAUI | VALENCA DO PIAUI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Valença do Piauí por meio da Secretaria de Saúde promoveu nesta segunda-feira 29 de novembro, o dia “D” do Novembro Azul. A ação direcionada para o público masculino foi realizada no Centro Social Urbano (CSU), onde aconteceu palestra informativa, atendimento médico com a realização de vários testes rápidos e o exame do PSA.

Com o público masculino massivamente participando do dia “D”, demonstrando o interesse na busca pela saúde, o prefeito Marcelo Costa, destaca o êxito da ação e explica que a grande participação também é reflexo de todo trabalho realizado anteriormente pela Secretária de Saúde.

“Sem dúvida nenhuma hoje é um marco com a importância da prevenção do câncer de próstata, o novembro azul ficou no marco já, a secretária fez uma boa campanha no início do mês convidando a todos. Neste mês de novembro a gente fez o atendimento noturno para identificar, uma verdadeira campanha de resgate a saúde masculina”, enfatiza o prefeito.

A Secretária de Saúde Katiane Costa, explica os exames que foram colocados à disposição dos homens.

“Hoje nós estamos realizando aqui exame de glicemia, fazendo a verificação da pressão arterial, aquelas que estão com alteração a gente está encaminhado para consultar diretamente com o médico, temos dois clínicos geral atendendo, hoje também está fazendo exames laboratoriais teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite, e a gente está encaminhando os pacientes para fazer a coleta de sangue o teste do PSA, caso PSA venha a ter alteração a gente vai acompanhar esse paciente até o desfecho do tratamento”, disse a secretária.

A secretária destacou ainda a ampla participação do público masculino nos atendimento noturnos oferecido durante esse mês nos postos de saúde dos bairros e também no dia “D”.

“Superou a nossa expectativas, a gente estendeu essa questão do atendimento noturno como o prefeito bem falou durante todo o mês de novembro, cada unidade de saúde fez dois atendimentos noturno e a gente ainda tem todo esse público no CSU hoje”, foi muito gratificante para o nosso governo essa colaboração masculina, disse Katiane Costa que analisa a possibilidade de oferecer atendimento noturno em pelo menos um posto da cidade, a partir do próximo ano.

Por muito tempo falar em saúde masculina era um tabu entre os homens, o radialista Valdenir Meneses, fala da necessidade de vencer o medo para cuidar da saúde.

“É muito importante, é uma boa para cada um de nós pra gente saber como nós estamos, não adianta nós só imaginar uma coisa, ‘ah eu acho que não tenho isso’, o importante é você em primeiro lugar perder o medo e vir para fazer esse exame que é de fundamental importância para saúde de todos nós”, destacou o radialista.  

Para incentivar a participação masculina e promover a solidariedade, a organização realizou um bingo solidário, em que na entrega de 1 kg de alimento o participante recebia sua cartela com a possibilidade para concorrer a uma bicicleta, uma TV e um celular.    



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES