Provas Brasil e Saeb Estão marcadas para o período de 7 a 18 de novembro

Provas Brasil e Saeb Estão marcadas para o período de 7 a 18 de novembro

A prova Brasil será aplicada para todos os estudantes das séries avaliadas do quinto e do nono ano | internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As aplicações da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) serão entre os dias 7 e 18 de novembro em todos os 5.563 Municípios do país. As avaliações possuem formatos e métodos de aplicação diferentes, que podem variar de um Município para outro. As provas terão questões apenas das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

A prova Brasil será aplicada para todos os estudantes das séries avaliadas do quinto e do nono ano ? primeiro e último do ensino fundamental ? de todas as escolas públicas urbanas e rurais que possuam mais de 20 alunos por série.

O Saeb será aplicado em escolas públicas e particulares. Além de alunos do quinto e nono ano do ensino fundamental, estudantes do terceiro ano do ensino médio também serão avaliados. A amostragem será escolhida por meio de sorteio.

As avaliações, metodologicamente, analisam a qualidade dos sistemas educacionais a partir do desempenho dos alunos nas provas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é composto pelo resultado das provas e o índice de retenção e evasão de cada escola, além de indicar caminhos para a construção de políticas públicas.

Metodologia

Os Municípios e estabelecimentos de ensino têm seu Ideb calculado pelo resultado da Prova Brasil. Já o Saeb é utilizado pelos estados da federação.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores que não é necessária a inscrição no sistema, pois todas às escolas cadastradas durante o Censo Escolar 2011 receberão os cadernos de prova. Contudo, para um bom resultado é necessário um trabalho de sensibilização de professores e alunos quanto à importância do índice.

Fonte:appm



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES