Repasse às câmaras municipais será de 7%

Repasse às câmaras municipais será de 7%

Na foto: Parlamentares valencianos | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerando a discussão levantada com relação à Emenda Constitucional nº 058/2009, que determinou a redução do limite máximo de repasse para as câmaras municipais nos municípios com menos de 100 (cem) mil habitantes, para 07%(sete por cento) da arrecadação municipal.

Nos casos em que os municípios que já tinham aprovado as suas leis orçamentárias prevendo o repasse de 08%( oito por cento) da arrecadação municipal, e tendo em vista a data da promulgação da Emenda Constitucional nº058/2009, em setembro de 2009. Por orientação de técnicos do Tribunal de Contas do Estado ? TCE, não existe dúvida de que o repasse a ser feito às câmaras, de acordo com a Emenda é de 07%(sete por cento), em conformidade com o texto Constitucional, sob penas de crime de responsabilidade por parte do gestor e o de desaprovação de contas municipais.

De acordo com o auditor e conselheiro substituto do TCE-PI, Jaime Amorim, as prefeituras devem seguir o que diz a Emenda Constitucional número 58, caso contrário, elas podem está ocorrendo em um erro, e com isso serem penalizadas. ?A Constituição Federal tem prevalência sobre as demais leis seja federal, estadual ou municipal?, disse.

Segundo Jaime, as leis anteriores a esta emenda e àquelas posteriores devem ser regularizadas de acordo com a Emenda Constitucional número 58.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES