Vereadores Reprovam Concurso Público em Valença

Vereadores Reprovam Concurso Público em Valença

Cinco vereadores votaram contra a realização do Concurso Unificado da Associação Piauiense de Municípios em Valença | Raimundo Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Sessão Extra ? Ordinária realizada na manhã desta quarta-feira dia 7 de dezembro convocada pela prefeitura cinco vereadores votaram contra a realização do Concurso Unificado da Associação Piauiense de Municípios (APPM) em Valença do Piauí. Votou Contra os Vereadores Lindomar Amâncio, Tico Adriano, Gilmar Barbosa, Joaquim Filho e Ielva Melão. Votaram a favor os Vereadores Pedro Ribalta, Ceiça Dias, Elizeu França e Valdetran Vieira.

O Concurso Unificado da Associação Piauiense de Municípios (APPM) vai oferecer 1.321 vagas em 40 municípios e de acordo com a votação da câmara municipal de Valença, o municipio ficou fora.

CONFIRA COMO IRÁ FUNCIONAR O CONCURSO PUBLICO:

O lançamento formal do edital aconteceu nesta segunda-feira, (05), na APPM, com a participação da Assessoria Jurídica da entidade, representantes das instituições organizadoras e alguns prefeitos dos municípios que aderiram ao Concurso Unificado. A publicação oficial do edital acontecerá na próxima sexta-feira, dia 09 de dezembro no Diário Oficial dos Municípios e no Portal Piauiense de Notícias (Portal APPM).

Estão previstas vagas para o ensino fundamental, médio e superior nas áreas de serviços gerais, administração, educação e saúde. O assessor jurídico da APPM, Marcos Patrício Nogueira destacou que a maioria das vagas oferecidas são da área de saúde. ?Há municípios do Piauí, como o de Campo Maior que vão oferecer mais de 150 vagas só na área de saúde. Outros municípios menores vão oferecer de 10 a 15 vagas?, informa.

O certame será realizado por quatro instituições (Instituto CONSEP, Machado de Assis, Vicente Neto e Fundelta), que foram escolhidas através de licitação, por meio de pregão presencial, para garantir mais transparência e lisura na realização. Os 40 municípios participantes estão divididos em quatro regiões do Piauí (Sul, Norte, Grande Teresina e Grande Picos) e cada instituição organizadora está responsável por uma região.

O Concurso Unificado da APPM é acompanhado e fiscalizado pelo Ministério Público do Estado do Piauí. Segundo Marcos Patrício, o edital foi avaliado pelo MPE, para evitar problemas na realização do concurso. O assessor destacou ainda a atuação do promotor de Justiça, Fernando Santos na fiscalização do concurso e do Ministério Público Federal do Trabalho e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). ?Esse Concurso terá muita transparência, porque todos os atos serão publicados no Portal APPM, no site do Tribunal de Contas e dos Institutos realizadores do concurso?, relata.

O assessor informou ainda as vantagens da realização do Concurso Unificado para os municípios e para os concurseiros. ?Há vantagens administrativas, políticas e funcionais, pois tira a total responsabilidade do prefeito de realização do concurso, dando a ele mais autonomia e menos pressão social da figura do gestor. Outra vantagem é o processo de acompanhamento e controle externo, prevendo que dificilmente haja problemas com o poder judiciário. E por fim, Havendo o concurso em vários municípios ao mesmo tempo, os candidatos que participam são aqueles que realmente desejam ficar naquele município?, destaca Marcos Patrício.

Os municípios participantes não terão custos com a realização do Concurso Unificado da APPM, que será totalmente mantido pela arrecadação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES