Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Violência Doméstica: Uma Realidade Global

Compartilhe

A violência doméstica é um problema sério que atinge várias famílias em todo o mundo independentemente da classe social, raça ou credo religioso. É um assunto que precisa ser discutido pelas autoridades, órgãos competentes e a população de uma forma geral, procurando medidas que possam reduzir os graus de violência que acontecem no âmbito familiar; seja, contra a criança, a mulher, o idoso, ou o homem.

As pessoas precisam se conscientizarem de que a cédula básica é a família, mais para isso é preciso saber das formas seguras para se estabelecer uma família saudável, estruturada nos princípios e dignidade humana. A educação familiar, ou seja, como a família é estruturada é um dos principais requisitos para o desenvolvimento primordial da família. Isso também, quer dizer que nas famílias devem haver respeito, cuidado, e o principal o amor a si e ao próximo.

Segundo a Lei Maria da Penha/2006 a violência doméstica e familiar contra a mulher é definida como: qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

E no contexto atual são várias as mulheres que mesmo agredidas permanecem ao lado de seus agressores por: acreditar que haverá uma chance de acabar com a violência; outras por vergonha e medo do fracasso de um projeto de vida, ou por medo de separação e ser morta pelo ex-companheiro; ou por sofre pressão das pessoas que fazem parte do seu convívio social, e também é importante lembrar a questão financeira que faz com que estas permaneçam nos seus lares com sua dignidade reduzida a um simples objeto sem nenhum valor.

Além do mais, a falta de apoio e a punição antecipada faz com que várias mulheres continuem sendo violadas e tenham receio de procurar ajuda em órgãos competentes. É essencial ressaltar que existem medidas que protegem a mulher contra seus agressores, por isso é importante não desacreditar mesmo diante de situações conflituosas. A violência é algo que causa dor física e psicológica, por esse e outros motivos precisamos estar atentos a toda e qualquer violência, procurando agir contra ela, e buscar a solução; o contrário estará propondo o caos social, e que tipo de sociedade estaremos inseridos futuramente? Pense...

Escrito por Ernani Martins de Sousa Soares, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia e Hab. Em Docência e Gestão Escolar e estudante do curso de Bacharelado em Direito ? UESPI ? PICOS-PI e Conselheiro Tutelar de Valença do Piauí.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar