Violência Doméstica: Uma Realidade Global

Violência Doméstica: Uma Realidade Global

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A violência doméstica é um problema sério que atinge várias famílias em todo o mundo independentemente da classe social, raça ou credo religioso. É um assunto que precisa ser discutido pelas autoridades, órgãos competentes e a população de uma forma geral, procurando medidas que possam reduzir os graus de violência que acontecem no âmbito familiar; seja, contra a criança, a mulher, o idoso, ou o homem.

As pessoas precisam se conscientizarem de que a cédula básica é a família, mais para isso é preciso saber das formas seguras para se estabelecer uma família saudável, estruturada nos princípios e dignidade humana. A educação familiar, ou seja, como a família é estruturada é um dos principais requisitos para o desenvolvimento primordial da família. Isso também, quer dizer que nas famílias devem haver respeito, cuidado, e o principal o amor a si e ao próximo.

Segundo a Lei Maria da Penha/2006 a violência doméstica e familiar contra a mulher é definida como: qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.

E no contexto atual são várias as mulheres que mesmo agredidas permanecem ao lado de seus agressores por: acreditar que haverá uma chance de acabar com a violência; outras por vergonha e medo do fracasso de um projeto de vida, ou por medo de separação e ser morta pelo ex-companheiro; ou por sofre pressão das pessoas que fazem parte do seu convívio social, e também é importante lembrar a questão financeira que faz com que estas permaneçam nos seus lares com sua dignidade reduzida a um simples objeto sem nenhum valor.

Além do mais, a falta de apoio e a punição antecipada faz com que várias mulheres continuem sendo violadas e tenham receio de procurar ajuda em órgãos competentes. É essencial ressaltar que existem medidas que protegem a mulher contra seus agressores, por isso é importante não desacreditar mesmo diante de situações conflituosas. A violência é algo que causa dor física e psicológica, por esse e outros motivos precisamos estar atentos a toda e qualquer violência, procurando agir contra ela, e buscar a solução; o contrário estará propondo o caos social, e que tipo de sociedade estaremos inseridos futuramente? Pense...

Escrito por Ernani Martins de Sousa Soares, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia e Hab. Em Docência e Gestão Escolar e estudante do curso de Bacharelado em Direito ? UESPI ? PICOS-PI e Conselheiro Tutelar de Valença do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES