Lançamento da revista, doação de livros marcaram 3º dia dos 20 anos

Lançamento da revista, doação de livros marcaram 3º dia dos 20 anos

Lançamento da revista, doação de livros marcaram 3º dia dos 20 anos | Danilo Bezerra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova do Piauí, que leva o nome de um dos mais conhecidos poetas populares do Nordeste, Patativa do Assaré, recebeu um importante reforço no seu acervo. A Universidade Federal do Piauí doou 400 livros, um presente para a cidade que é conhecida como “Cidade Poesia”. A Biblioteca possui um acervo de mais de 12 mil livros e 900 visitas mensais.

A cerimônia de doação aconteceu noite desta quarta-feira (16) durante as comemorações alusivas ao 20º aniversário de emancipação político administrativa do município. O reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Lopes, foi representado pela superintendente de Comunicação Social, professora doutora Jacqueline Lima Dourado. Mesmo ausente, o reitor enviou uma mensagem em vídeo para o prefeito Arinaldo Leal e ao município, parabenizando pelos 20 anos do município e pelos investimentos feitos governo municipal em educação e cultura.

Professora Jacqueline se mostrou encantada pela cidade. “Vila Nova é uma cidade que faz jus à denominação de Cidade Poesia. Me perguntei por que desse nome, e hoje eu entendi. Porque tem poesia em tudo: nos pés dos jogadores de futebol, nos alunos que estudam e receberam essas medalhas como reconhecimento, tem poesia no carinho e vontade de trabalhar das secretárias, de toda a equipe que fazem acontecer esses 20 anos de Vila Nova. Tem poesia na presença e no carinho do prefeito com seu povo. E, o que a gente quer com a doação desses livros, diante desse percentual de leitores que a Biblioteca tem, é contribuir com a educação e com a cultura dessa gente. A Universidade Federal do Piauí se sente extremamente feliz em fazer essa doação”, disse.

Para o prefeito Arinaldo Leal, a doação dos livros foi um grande presente que o município recebeu no seu aniversário. “Só temos a agradecer a Universidade Federal do Piauí, essa importante e renomada instituição de ensino, por enxergar e valorizar o trabalho que nós temos feito em prol da educação e a cultura da população de Vila Nova, e contribuir conosco através da doação desses 400 livros”, disse. O gestor destacou, também, a contribuição da professora mestre da UFPI, Alcilene Dalilia de Sousa, que é filha de Vila Nova do Piauí.

Durante a cerimônia, crianças e adolescente realizaram um show de apresentações culturais, com danças e coreografias pelos grupos Flor do Sertão, AJA, Ginga Nova, Xaxado Mirim, Babies, entre outras.

A Prefeitura Municipal realizou, ainda, a entrega de premiações aos alunos vencedores de competições de xadrez, e para os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram com as melhores notas ao longo do ano, uma iniciativa que busca reconhecer e estimular os alunos ase dedicarem mais.

Revista

Outro importante momento da programação foi o lançamento oficial da revista “Notícias da Vila”, que traz na sua primeira edição uma matéria especial “Vila Nova – Exemplo de trabalho e cidadania”, que destaca as principais conquistas da gestão do prefeito Arinaldo Leal, mostrando a execução de obras importantes e a luta de um povo que conseguiu transformar o pequeno município numa referência nacional, através de um modelo de gestão pública que promove a cada dia o bem estar social e o progresso cultural de toda a população do município.

Prefeito distribui a revista com a população

Arinaldo afirmou que a revista é uma forma de prestar contas das ações de seu governo à população. “É mais uma ferramenta que utilizamos para mostrar a todos os vilanovenses onde estamos investindo os recursos públicos, o que estamos fazendo para melhorar a vida de cada um em todas as regiões do município”, disse.

Revista ‘Notícias da Vila’ é lançada com 2 mil exemplares

Na capa, a revista traz uma foto prefeito Arinaldo caminhando sobre o asfalto de 13 km de extensão, denominada “Jovelino Romão da Silva”, que interliga a cidade de Vila Nova do Piauí e o povoado São João Batista, o mais populoso do município. A obra é apontada como uma das principais obras da atual gestão.

Arinaldo entrega revista ao vice-prefeito Adão Frutuoso

A revista traz, ainda, um editorial com o histórico dos 20 anos de emancipação do município. Vila Nova foi emancipada no ano de 1995, desmembrado do município de Padre Marcos. Arinaldo exerce atualmente o seu terceiro mandato, tendo sido eleito pela primeira vez o ano de 2001, com apenas 25 anos de idade. Foi reeleito em 2005 e, no ano de 2013, iniciou o seu terceiro mandato. Em uma longa entrevista, Arinaldo revela o caminho de uma boa gestão pública.

Cacimbas é campeão municipal

Ainda na programação do segundo dia de eventos em comemoração ao aniversário de Vila Nova do Piauí, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, disputada entre as equipes de Cacimbas e Lagoa do Provísio.

Título é disputado nos pênaltis

No tempo regulamentar, a partida terminou empatada, sem gols, levando a disputa para os pênaltis, onde o time de Cacimbas levou a melhor e venceu por 3 a 1, garantindo o título de melhor time do município na temporada 2015.

Prefeito premia o time campeão de 2015

Além de troféus, os times que fizeram as três melhores campanhas no Campeonato receberam prêmios em dinheiro, como forma de incentivo ao esporte amador. O campeão, Cacimbas, recebeu R$ 1 mil, o vice-campeão, Lagoa do Provísio, recebeu 600 reais, e o terceiro colocado, São João, recebeu o prêmio de 300 reais. Também foram premiados os artilheiros e o melhor goleiro.

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES