Prefeito Arinaldo Leal empossa novos conselheiros tutelares

Prefeito Arinaldo Leal empossa novos conselheiros tutelares

Novos conselheiros ladeado do Prefeito Municipal | Jota Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após falta de energia e sobre muita chuva, foi assim que o prefeito de Vila Nova, Arinaldo Leal, empossou os novos conselheiros tutelares de Vila Nova, além dos seus respectivos suplentes. A cerimônia foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores.  Os eleitos atuarão pelo período de quatro anos (2016 a 2020).

A posse dos novos conselheiros tutelares de Vila Nova foi acompanhada pelo Vice-prefeito Adão Frutuoso, pelos vereadores Roberto Moura, Antônio Tiago, Severo Sousa, Bibia de Benicio, Mauro Leal secretários municipais, além de familiares dos conselheiros e suplentes.

A cerimonia foi conduzida pela vice-presidente do CMDCA, Jenicleide, e organizada pela secretaria de Assistência Social Cícera Geovania.

Na ocasião, Arinaldo destacou a felicidade em dar posse aos cinco novos conselheiros, por terem sido escolhidos de maneira transparente e direta pelos cidadãos vilanovenses para serem, a partir de agora, os garantidores dos direitos de crianças e adolescentes da Cidade. “Vocês recebem hoje a missão delegada a vocês pela população em cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes, agradeço também aos ex-conselheiros que encerram seus trabalhos hoje e espero contar com a força e o trabalho ativo dos novos”, relatou o chefe do Executivo.

O prefeito ressaltou a importância do conselheiro tutelar. “A tarefa é fazer com que a nossa criança e adolescente seja protegido. Que a violência, a agressão, enfim, tudo aquilo que vai contra os direitos dos menores não aconteça. Mas, se acontecer, haverá uma equipe pronta e preparada para fazer valer seus direitos”, concluiu.

Os eleitos para atuarem no Conselho Tutelar de Vila Nova são: Ironeide Isabel da Luz, Elizângela da Silva Lima, Maria Imaculada Leal Sousa, Maria Eliésia de Jesus Sousa e José da Silva Leal. Todos receberam o termo de posse e a certificação.Foram empossados ainda como suplentes dos conselheiros: Euzebia de Sousa Lima e Elisete Elisa da Luz.

Todos os conselheiros empossados discursaram e demonstraram interesse e preparação para atuar em defesa das nossas crianças e do adolescente.

A secretaria Cicera Geovania, também falou e fez uma retrospectiva da criação do conselho em Vila Nova até esse momento: “Desde 2001 criamos o Conselho Tutelar de Vila Nova do Piauí, que tem se consolidado como um órgão que busca o equilíbrio quanto a representação de efetividade dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, e exerce através da política de atendimento voltada a criança e ao adolescente o seu papel. O Conselho Tutelar aqui do município é destaque no tocante da sua estrutura, onde é contemplado com mobiliário adequado, telefone/fax, computadores, impressoras, transporte próprio e ambientes apropriados para atendimentos individuais e coletivos, parabenizamos os novos e nos colocamos a disposição para o que for preciso”. Concluiu a gestora da pasta.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional. Tem a responsabilidade de garantir, proteger e defender os direitos dessa população. Exerce, ao mesmo tempo, a vigilância para proteção da infância e a própria proteção de direito, apurando as denúncias de violações.

Os conselheiros tutelares desenvolvem várias habilidades, como a interação com indivíduos, famílias, organizações, poder público e a comunidade em geral. Tais atividades devem ser desenvolvidas livres de preconceitos, atitudes discriminatórias, respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em defesa da população infanto-juvenil.

Os novos conselheiros tutelares de Vila Nova do Piauí foram escolhidos pela população no dia 04 de outubro de 2015, durante a eleição unificada que aconteceu em todo o Brasil. O objetivo do novo formato de eleição do Conselho Tutelar foi de assegurar maior participação popular na escolha. Os recursos necessários e utilizados para a realização do primeiro processo de escolha unificado de conselheiros tutelares foram custeados pela prefeitura municipal.

A vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jenicleide Alaide de Sousa, ressaltou que um Conselho Tutelar forte e atuante faz a diferença as crianças e adolescentes. “A responsabilidade que temos é grande. Quando assumimos esse papel, devemos estar cientes da função que vamos desempenhar e declarou empossados”, diz.

Após a cerimonia de posse foi oferecido um coquetel pela secretaria de assistência social.

veja fotos:

Edição: Fotos: Radialista Jota Ferreira DRT: 1294-PI

Autor: Radialista Iago Sousa DRT:1236-PI

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Nova do PiauÍ

Publicado Por: Iago Sousa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES