Seu Navez Rocha comemora 95 anos ao lado de familiares e amigos

Seu Navez Rocha comemora 95 anos ao lado de familiares e amigos

Seu Navez da Silva Rocha comemora 95 anos ao lado de familiares e amigos | Jota Ferreira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ultimo domingo dia 03/01, seu Navez da Silva Rocha comemorou 95 anos ao lado de familiares e amigos.

Uma missa em ação de graças, jantar e seresta foi organizado pela família, na localidade Milhãs, zona rural de Vila Nova, que se reuniram para festejar um momento tão importante.

Seu Navez reuniu seus 14 filhos, netos, bisnetos e tataraneto, alem dos genros e noras.

Biografia

Navez da Silva Rocha nasceu em 03 de janeiro de 1921, no então povoado chamado de São Julião, após algum tempo este povoado foi emancipado com o mesmo nome. Veizinho, como é conhecido, é o terceiro filho do casal Alice da Silva Rocha e Jaime Leopodino da Rocha, tendo como irmãos Nicomedes, Nemézio, Nito, Leopodina (Mocinha), Alaide, Lídia e Francisco (Pe. Rocha).

Jaime, seu pai, é filho de Leopodino da Rocha Soares, e viveu inicialmente na região conhecida como “piranhas”, que na época pertencia ao município de Pio IX e que atualmente pertence à Alagoinha. Por volta do ano de 1909, Jaime foi levado pelo Pe.Marcos para estudar em São Raimundo Nonato onde veio a conhecer Alice, que era natural do lugar, e que dentre tantas outras virtudes, era uma mulher de muita fé e devoção. Em 1917, Jaime e Alice se casaram e vieram para o povoado de São Julião, local que passaram a residir definitivamente, tendo seus filhos e trabalhando, principalmente, no comércio, agricultura e pecuária.

Em razão dessas bases, Navez aprendeu desde cedo a cultuar sua fé católica e a compreender a importância do trabalho, contribuindo nas criações de gado e nas plantações de seus pais. Ainda jovem, passou a ter suas próprias porções de terras e construiu sua casa na localidade cansanção, antes mesmo de se casar, onde ficava no período de inverno. Desde jovem tinha o sonho de estudar, ter uma formação superior e ser um juiz de direito, no entanto, não teve oportunidade de acesso ao ensino, mesmo assim, é um homem de sabedoria elevada que sempre apreciou a leitura e se atualiza nos mais diversos assuntos.

Em 1942, Veizinho, no curso dos seus 21 anos, casa-se com Josefa Cláudia da Rocha. Dessa união com Josefa nasceram Francisco, Emídio, Alice, Jaime e Raimundo Nonato. Por se tornar chefe de família, Navez passa a intensificar seus esforços e ampliar suas terras para trabalhar mais e atender às necessidades da sua família. Em 25 de maio de 1952, Por complicações no parto do seu último filho, Josefa vem a óbito, deixando seu esposo e cinco filhos ainda crianças. Foi um período de dificuldades, pois seu Veizinho tinha que fazer o papel de pai e mãe, precisando dar toda assistência necessária aos filhos sem prejudicar as plantações e criação de gado, que eram os meios de sustento da família.

Em 08 de dezembro de 1952, Navez se casa com Elvira Anísia de Sousa Rocha, em cerimonia acontecida em São Julião. Desse enlace matrimonial nasceram Joaquim, Corbiniano, Raul, Gilberto, Lourenço, Erasmo, Maria da Conceição, Anísia José Navez e adotaram Júlia Andréia, criando todos com o mesmo carinho e atenção, ensinando o caminho do trabalho, do bem e da fé. Esse casal permaneceu junto por 61 anos até o falecimento de Elvira, a “dona”, como seu Navez carinhosamente chamava. 

Navez atuou na agricultura, principalmente com a plantação de feijão e mandioca em larga escala. A mandioca colhida servia de matéria-prima que passava por um processo de desmanche que tinha como produto final a goma e a farinha, esse processo conhecido como “farinhada” representa boa parte da história de seu Veizinho, que, por tamanha safra de mandioca, chegava a durar cerca de 3 meses por ano e uma grande produção de goma e farinha, e empregava várias pessoas. Essa goma, farinha e feijão eram transportados por seu Navez em cavalos e burros, para ser comercializados em cidades como Paulistana-PI e até em Acopiara no Ceará, em viagens que, somadas ida e volta, duravam em torno de 25 dias.

Na pecuária, Veizinho se dedicou, principalmente, à criação de gado bovino e caprino, onde extraia grandes volumes de leite, que era usado diretamente no consumo, como também na fabricação de queijo e em outros alimentos derivados do leite, a carne extraída também servia para o consumo da família e para alimentar aqueles que trabalhavam nos serviços rurais, além de ser comercializado.

Em 1961, seu Navez compra uma faixa de terra chamada Milhãs, localizada entre São Julião e o antigo povoado Km 64, atual Vila Nova do Piauí.

 Em 1965, Veizinho construiu sua casa e o conhecido “aviamento” na fazenda Milhãs, onde passa a residir definitivamente com sua família. 

Navez é um apaixonado pela política, conta com orgulho da trajetória política conquistada pelo seu neto Arinaldo Leal e também das histórias que viveu de perto no seu tempo, a exemplo do pleito que seu irmão Nicomedes foi eleito para prefeito e da fundação do PMDB de São Julião. Além disso, lembra-se de momentos na política nacional, como o bom trabalho e a importância dos governos dos presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, e também de governos ruins e opressores do regime militar. Veizinho ainda se recorda da passagem da coluna prestes em São Julião, em janeiro de 1926, tempo em que tinha apenas 5 anos.

As perdas mais marcantes foram as dos seus irmãos Nicomedes e Pe.Rocha e das recentes partidas de sua querida esposa e companheira por mais de 60 anos, Elvira Anísia, e do trágico assassinato de seu sobrinho Emídio Reis.

Navez hoje completa 95 anos, uma história de lutas, de momentos difíceis, mas acima de tudo, repleta de vitórias, alicerçada na dignidade, na honra e muita fé. Um homem realizado pela vida e pela família numerosa que edificou, vive expressando o carinho e afeto pelos seus 14 filhos, 40 netos, 29 bisnetos e 1 tataraneto, além das noras e genros.

Parabéns Veizinho pelos seus 95 anos! Que Deus lhe conceda muita saúde e nos agracie com muito mais anos ao seu lado, que possamos está aqui novamente reunidos nos seus aniversários vindouros, principalmente na comemoração dos 100 anos.

Veja também o ÁLBUM DE FOTOS

Edição: Fotos: Radialista Jota Ferreira

Autor: Radialista Iago Sousa DRT:1236

Fonte: Biografia da Família

Publicado Por: Iago Sousa



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES