Águas de Timon e Prefeitura realizam conexão de 15 escolas à rede de esgoto

O serviço é feito pelos alunos do projeto social Mãos e Obras, que participam de curso de formação em Instalador Hidráulico com ênfase em ligação intradomiciliar

Águas de Timon e Prefeitura realizam conexão de 15 escolas à rede de esgoto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em ação conjunta, a Águas de Timon e a Prefeitura da cidade maranhense realizam a conexão de cerca de 15 escolas e creches públicas à rede coletora de esgoto. O serviço é feito pelos alunos do projeto social Mãos e Obras, que participam de curso de formação em Instalador Hidráulico com ênfase em ligação intradomiciliar. O projeto de capacitação é patrocinado pela Águas de Timon e está beneficiando 45 homens e mulheres com aulas teóricas e práticas.

Todas as escolas e creches estão localizadas em bairros nos quais já possuem infraestrutura de esgotamento sanitário instalada e funcionando. Atualmente, a cobertura de esgoto no município está em 40%, com as obras de rede coletora, elevatórias e linhas de recalque em andamento. A empresa já recuperou e implantou mais de 130 km de rede de esgoto, bem como inaugurou uma estação de tratamento e uma elevatória de esgoto.

 O projeto social Mãos e Obras está em sua segunda edição no município (Foto: Águas de Timon)Os futuros Instaladores Hidráulicos estarão aptos a fazerem obras de adequação intradomiciliar para que os imóveis de Timon sejam conectados efetivamente à rede de esgoto, tornando-se agentes de transformação em suas comunidades. “Além de aprender uma profissão importante para o bem-estar da comunidade, estes novos profissionais podem garantir uma renda a mais para as suas famílias”, destaca o gerente de Operações da Águas de Timon, Guilherme Coeli.

Ana Carla Fonseca é professora da EMEI Tia Marica, uma das creches conectadas pelos alunos do projeto Mãos e Obras. Ela destaca a importância da iniciativa para o futuro da cidade. “A gente vê o quanto é importante essa ação. Mostra o cuidado da Prefeitura e da Águas de Timon em trazer o saneamento para creches e escolas, pois sabemos o quanto é essencial para que as crianças estejam longe de doenças e do esgoto a céu aberto. A nossa cidade vai ficar mais limpa”, destaca a professora.

“A qualificação é algo que buscamos sempre estimular no município. O projeto Mãos e Obras tem garantido o conhecimento técnico do serviço para a população. O curso e execução das obras de esgotamento sanitário das escolas municipais faz parte desse projeto social. Então, alia conhecimento técnico, incluindo a população nesse processo, e, claro, os resultados que esperamos no avanço do saneamento básico,” destaca a prefeita Dinair Veloso.

A iniciativa conjunta da Prefeitura e Águas de Timon representa o compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças, jovens e adolescentes. “A conexão dessas escolas é um passo importante rumo a um futuro melhor para a cidade, pois teremos um ambiente mais limpo, saudável e seguro para que possam aprender, brincar e se desenvolver. O projeto também fortalece a capacitação profissional como uma ferramenta de transformação social”, complementa o diretor-executivo Renee Chaveiro

Sobre o projeto

O projeto social Mãos e Obras está em sua segunda edição no município. Idealizado e patrocinado pela Águas de Timon, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdest) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-MA). A partir de aulas teóricas e práticas, o curso capacita os participantes para a realização de ligações intradomiciliares de esgoto, sendo essencial dentro do contexto atual de esgotamento sanitário vivenciado em Timon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES