Alagamento em linha férrea ameaça abastecimento de combustíveis em Teresina

A Ferrovia EF-225 é responsável pelo transporte da maior parte do combustível que abastece a capital piauiense.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As fortes chuvas que atingem o Norte do Piauí e grande parte do Maranhão provocaram alagamento em trechos da ferrovia responsável pelo abastecimento de combustíveis em TeresinaEm entrevista para o Meionorte.com, o presidente do Sindicato dos donos de Postos de Combustíveis do Piauí (Sindipostos), Alexandre Valença, alegou que os estabelecimentos estão recorrendo ao transporte rodoviário, o que tem ocasionado o aumento nos preços do álcool, gasolina e óleo diesel em alguns postos da cidade.

A Ferrovia EF-225 liga as cidades de São Luís (Maranhão) e Teresina (Piauí), passando por cidades como Timon, Caxias e Codó, e é responsável pelo transporte da maior parte do combustível que abastece a capital piauiense. Segundo Alexandre Valença, a água segue invadindo trechos da linha, que chegou a ser interditada na semana passada.

Preços de combustíveis em Teresina sobem após alagamento de linha férrea (Foto: Getty Images)

“A base de combustível de Teresina está com pouco combustível. O trem vem apresentando problemas desde a semana passada e não está conseguindo chegar em Teresina. Quem é dono de posto precisa mandar um caminhão fretado para São Luís, isso aumenta o preço do combustível que é vendido aqui”, falou.

Conforme o Sindipostos, o valor da gasolina repassado ao consumidor final em Teresina apresenta uma variação entre R$ 5,20 e R$ 5,80, reflexo do custo mais elevado do frete. Ainda segundo Valença, alguns estabelecimentos estão em risco de desabastecimento.

“Os alagamentos da linha férrea pegaram todo mundo despreparado. Eu, por exemplo, estou no limite de combustíveis no meu posto, então é preciso fretar caminhão para buscar combustível”, contou.

Segundo o presidente do Sindipostos, não há como estipular qual aumento deve ser aplicado por cada estabelecimento, tendo em vista que cada posto possui uma política de preços individual no caso do frete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES