Amanda Waquim: “Uma honra ser a 1°advogada de Timon a ocupar esse espaço”

A nomeada pelo presidente Lula para o cargo de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), concedeu entrevista para o programa Agora.

Amanda Waquim participa do Programa Agora, na Rede Meio Norte. | Gabriel Sampaio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A advogada Amanda Waquim, que foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de juíza substituta do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), concedeu entrevista para o programa Agora, da Rede Meio Norte, na tarde desta quarta-feira(31). Segundo ela, o Tribunal de Justiça do Estado votou uma lista tríplice, na qual ela foi eleita.

“Eu acredito que a posse vai ser realizada. Nós temos, pelo prazo legal, 30 dias para tomar posse. Estou aguardando a posição do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, para que eu possa tomar posse e de fato começar esta missão”, disse a advogada.

Amanda Waquim participa do Programa Agora, na Rede Meio Norte./Foto: Gabriel Sampaio

Amanda Waquim relatou o processo de como uma advogada acessa a Corte eleitoral. Ela ressalta que  é previsto na Constituição para dois dos membros do TRE, e isso acontece para todos os estados, onde eles acessam a essa função de juiz eleitoral a partir da nomeação do presidente da república. O processo, segundo ela, iniciou em dezembro de 2022.

“Eu tive a honra de ter sido a mais votada pelos desembargadores do estado. Esta lista (tríplice) vai ao TSE, que é o Tribunal Superior Eleitoral, lá, são julgados e analisados os requisitos constitucionais que são a reputação ilibada, o notável saber jurídico e também alguns requisitos como por exemplo ter no mínimo 10 anos de advocacia. Depois que o TSE faz essa validação dos nossos nomes é encaminhada essa lista ao presidente da república. Ele faz através de um ato  discricionário a nomeação, e nós ocupamos este mandato por dois anos que podem ser reconduzido por mais dois anos” explica a advogada. 

Amanda Waquim participa do Programa Agora, na Rede Meio Norte./Foto: Gabriel Sampaio

Durante a entrevista, ela ainda citou a importância da mulher em cargos eleitorais tão relevantes. De acordo com Amanda Waquim ocupar esse espaço de poder reforça a luta da mulher na sociedade. “É uma honra pra mim quanto advogada quanto mulher, que o nome do programa é Jogo do Poder e ocupar esse espaço de poder e decisão que a nossa luta enquanto mulher já tem sido traçada há muito anos, então é uma honra ser a primeira advogada de Timon a ocupar esse espaço tão importante e participar da construção de decisões, essa visão da advocacia dentro da corte”.

A juíza nomeada conta que teve grande experiência desde que iniciou na advocacia na área eleitoral e que pretende deixar o seu legado nas próximas eleições. “Eu quero muito contribuir com essa visão da eleição municipal, que já está prestes a acontecer e que já tem movimentado os bastidores da política”.  

Ela ainda pontua a importância das eleições municipais como um pilar das disputas presidenciais. “É no município que as coisas acontecem, inclusive as grandes batalhas eleitorais. Na verdade as eleições presidenciais são reflexos das eleições municipais, e a gente vai ter no próximo ano o segundo pleito em que nós não vamos ter mais a coligação. A gente já vai ter um pleito que a gente vai ter o  início das federações também para as eleições municipais. Então eu acredito que vai ser um momento muito importante e eu quero estar lá contribuindo, refletindo sobre os institutos de direitos eleitorais”, finaliza Amanda Waquim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES